ASSINE
search button

Crivella anuncia que presidiários irão costurar uniformes escolares

Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, comandou nesta terça-feira, dia 15, a quarta reunião geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro no Centro de Operações Rio (COR) teve como tema a ressocialização de presos do sistema penitenciário do Estado do Rio, por meio de ações de diferentes organizações não governamentais e entidades religiosas. 

Crivella já anunciou a primeira medida: a Prefeitura vai capacitar os presos para produzirem dois milhões de uniformes para alunos de dois a seis anos de idade da rede municipal de ensino. 

"Vamos pagar R$ 10 milhões para os internos costurarem os uniformes."   

De acordo com o presidente da Fundação Santa Cabrini, Jaime Melo, os presídios Talavera Bruce, Esmeraldino Bandeira e Nelson Hungria estão preparados para costurar os uniformes. A medida da Prefeitura recebeu elogios dos participantes da reunião, como o juiz Marcelo Oliveira, do Tribunal de Justiça. 

"Essa iniciativa, por si só, já demonstra o forte interesse do município em atuar na prevenção", afirmou o juiz, que demonstrou preocupação com a atual situação do sistema penitenciário, com 51 mil presos para 27 mil vagas, além de 151 mil mandados de prisão a serem cumpridos. 

Formado por órgãos de todas as esferas, o GGIM  tem como foco discutir, definir e praticar ações estratégicas de prevenção e combate à criminalidade. 

Participaram também da quarta reunião do GGIM os secretários municipais Paulo Amendola (Ordem Pública); Indio da Costa (Urbanismo, Infraestrutura e Habitação); a subsecretária de Planejamento e Gestão, Aspásia Carmargo: o secretário estadual de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro Filho; o defensor público Emanuel Queiroz Rangel; a promotora  Gabriela Tabet; o presidente da ONG Sol Nascente, Wilson Longo; o representante da Polícia Civil Gilbert Stivanello; Jandira Moreira da Silva, da Igreja Nossa Senhora da Assunção; o vereador Alexandre Arraes, presidente da Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose; o capelão da PM major Gomes; e João Luiz Francisco, da ONG Rio de Paz; entre outros.