Jornal do Brasil

Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Rio

Rio de Janeiro celebra Dia dos Pais com Corrida no Aterro do Flamengo

Jornal do Brasil

O segundo domingo de agosto é tradicionalmente o Dia dos Pais, e nesta manhã (13), os corredores do Rio de Janeiro participaram da Corrida das Academias Caixa. Cerca de 4 mil pessoas acordaram cedo para participar da 11ª edição da prova. 

Com percursos de 6km e 10km, os corredores largaram na altura da Marina da Glória e disputaram a prova no Aterro do Flamengo, tradicional reduto dos corredores cariocas. Na linha de chegada da prova diversas crianças prestigiavam seus pais corredores.

Marcio Alexandre, 39, cruzou a linha de chegada com o filho Marcio Junior, 4, sob os aplausos da torcida e de muitos outros corredores. “Terminar essa corrida é o melhor presente que eu poderia ter ganho. Faço isso pelo meu filho”, comenta Marcio sobre ter concluído, pela primeira vez, uma prova de 10km tocando o triciclo do Junior.

Nessa mesma prova, José Gutembergue, 42, desceu a Serra Fluminense determinado a ganhar e assim o fez, cruzando a linha de chegada com 32min12s64. “A prova foi ótima, o clima estava bom e o trecho já é bem conhecido por nós corredores. Esses 10km serviram como um grande treino, já que estávamos entre amigos, além de usá-la como preparação para minha próxima maratona”, comenta o pai do Gustavo e Ruan. O segundo lugar ficou com Renan Barckfeld Correia (32min33s95), seguido pelo José Ivanildo Amorim (33min15s22).

Entre as mulheres, a campeã foi Ana Paula do Nascimento, com a marca tempo de 39min57s41, seguida por Raimunda Maria Brito, com tempo de 43min20s86, e Alessandra Andrade, com 43min33s43.

Professora de educação física em duas academias e uma assessoria, Ana Paula revela o que tem feito para correr distâncias cada vez mais longas. “O dia a dia é bem corrido e por conta disso meus treinamentos ficaram bem reduzidos e mais apropriados para as provas de 5km. Mas, agora estou me obrigando a fazer as provas de 10km para tentar trabalhar o meu psicológico e a resistência para provas mais longas. É o primeiro passo para, quem sabe, chegar a minha primeira maratona”, conta Ana Paula, de 29 anos.

Já na prova de 6km o corredor mais rápido foi Antônio Ribeiro Barbosa com 19min27s24. No feminino, vitória de Viviane Lira Santana com 23min38s57.

Além dos atletas mais rápidos nas categorias masculino e feminino receberam troféus as três academias, e equipes em geral (grupos de corrida, universidades, colégios, clubes, empresas, personal trainers) com maior número de inscritos.

A Corrida das Academias Caixa é organizada pela Spiridon Eventos, com patrocínio Caixa e Governo Federal, apoio APPAI, Prefeitura do Rio e Rádio Mania.

No dia 17 de setembro, a organização promoverá a versão infantil da prova. O Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN) receberá a Corrida das Academias Kids Caixa. Centenas de crianças de três a 14 anos participarão de provas com distâncias que variam de acordo com as idades.

Tags: atletas, caixa, corrida, dia dos pais, esporte, rio

Compartilhe: