Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Rio

Mobilização em defesa da Uerj acontecerá no Campus Maracanã nesta segunda

Mais de 8 partidos com representantes estarão juntos pela universidade

Jornal do Brasil

O Supera Rio Uerj promete lotar o Campus Maracanã na próxima segunda-feira (14), a partir das 16h, com diversos parlamentares, professores, alunos, ex alunos, associações e reitoria dialogando sobre alternativas para a crise que o estado e principalmente a universidade enfrentam. O evento contará com painéis, principalmente com foco na autonomia e a importância do duodécimo para a Uerj.

O movimento idealizado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL), e organizado em parceria com ASDUERJ e Uerj Resiste é suprapartidário e contará com mais de 20 parlamentares de 8 partidos diferentes. Entre os confirmados até aqui estão: os deputados federais Alessandro Molon, REDE, Alexandre Valle, PR, Glauber Braga e Chico Alencar, PSOL, Jandira Feghali, PCdoB, Wadih Damous, PT e Zé Augusto Nalim, PMDB. E os deputados estaduais: Carlos Minc, sem partido, Comte Bittencourt, PPS, Dr. Julianelli, REDE, Eliomar Coelho, Flavio Serafini, Marcelo Freixo, Paulo Ramos e Wanderson Nogueira, toda bancada do PSOL na Alerj, Enfermeira Rejane, PC do B, Gilberto Palmares, Zeidan e Waldeck Carneiro, PT e Luiz Paulo, PSDB.

>> Uerj: de referência ao sucateamento 

Entre 17h40 e 18h30, um ato com deputados estaduais, federais e senadores presentes no evento está sendo convocado em defesa da Uerj
Entre 17h40 e 18h30, um ato com deputados estaduais, federais e senadores presentes no evento está sendo convocado em defesa da Uerj

O evento no Facebook denominado Supera Rio Uerj já conta com mais de 3 mil pessoas entre confirmadas e interessadas no evento. Para o organizador do Supera Rio, Wanderson Nogueira essa é a hora ideal para unir todos os parlamentares, comunidade acadêmica e população para que a Uerj continue resistindo. “O ano letivo de 2017 está suspenso por tempo indeterminado. Com os danos gerados pelo descaso do governo, a instituição não teve escolha. Este é o momento em que cada pessoa que acredita no poder transformador do ensino, lutará com a Uerj pela educação para vencer a crise. A universidade do estado do Rio de Janeiro é gigante, e sua história tem valor! A UERJ resiste e precisa de autonomia. É mais do que um abraço, é um grito de que a Uerj não é responsável pela crise, mas é a solução para a crise”, destaca Wanderson.

Um dos palestrantes da tarde será o deputado estadual Luiz Paulo, do PSDB. O parlamentar aborda a questão do duodécimo para a Uerj. “O Supera Rio Uerj vai aprofundar a crise que vive o Governo do Estado e saber por qual motivo o governo está penalizando a Uerj, que é fundamental para o desenvolvimento. Defendo a Uerj e as universidades de receberem o duodécimo, que dá autonomia administrativa e financeira para sair desse lamaçal que o Governo do Estado meteu as universidades”, frisa.

Tags: ato, aulas, crise, governo, maracana, mobilização, negociações, pagamento, palestra, parlamentares, rio, uerj

Compartilhe: