Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Rio

Instituto Estadual do Ambiente realiza cerimônia de formatura de 45 novos guarda-parques

Novos profissionais começarão a atuar a partir desta quarta-feira (16/8)

Jornal do Brasil

As unidades de conservação estaduais vão ganhar um reforço na sua equipe de guarda-parques. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realiza, nesta segunda-feira (14/8), no auditório do Inea, a cerimônia de formatura de 45 guarda-parques.

Os novos profissionais começarão a atuar a partir desta quarta-feira (16/8) nos Parques estaduais dos Três Picos, na Região Serrana; de Ilha Grande, no Sul Fluminense; na Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio; na Serra da Tiririca, que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, dentre outras unidades de conservação.

Após participar de um processo seletivo, os novos guarda-parques passaram por um curso de capacitação com carga horária de 232 horas onde foram abordados os temas legislação ambiental, combate a incêndios florestais, geoprocessamento, busca e salvamento e primeiros socorros. Com esse reforço, os parques estaduais passarão a contar com 204 guarda parques.

Os guarda-parques são profissionais capacitados para atuar diretamente nas unidades de conservação de proteção integral estaduais e suas respectivas zonas de amortecimento. Têm como atribuições, além de receber e orientar visitantes, prevenir e combater incêndios florestais; realizar ações de busca e salvamento; apoiar atividades de educação e interpretação ambiental, de pesquisa científica e, ainda, desempenhar ações de caráter socioambiental junto às comunidades do entorno das unidades de conservação.

​Serviço

Quando: Segunda-feira (14/8); às 10h

Onde: auditório do Instituto Estadual do Ambiente, Avenida Venezuela, nº 110, 6º andar, bairro Saúde.

Tags: ações, brasil, comércio, economia, estados unidos, fgts, impostos, interncional, mercado, recessão, tecnologia, temer, trump

Compartilhe: