ASSINE
search button

Protesto de taxistas no Rio é marcado por confrontos

Ato pede fiscalização dos aplicativos de carro particular

Compartilhar

Um protesto realizado por taxistas no Rio de Janeiro para cobrar medidas da prefeitura contra os aplicativos de transporte como Uber e Cabify foi marcado por momentos de tensão nesta quinta-feira (27). O principal confronto ocorreu em frente à Prefeitura do Rio.

Centenas de manifestantes e policiais militares se envolveram em uma confusão. Os motoristas lançaram garrafas e objetos nos guardas, que revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e disparos de balas de borracha.

O ato, organizado pelo Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro, teve início nesta madrugada e, por volta das 8h locais, os motoristas saíram em carreata com destino ao prédio da administração municipal, no cento da capital.

O protesto causou problemas no trânsito em alguns pontos da cidade já que os manifestantes se locomoveram por várias regiões. Durante o ato, um grupo também realizou uma barricada de fogo nas proximidades do aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio.

Os taxistas reivindica a regulamentação do transporte com carros particulares. O funcionamento do Uber na cidade ainda está sob análise da Justiça. A categoria pede que haja uma fiscalização dos aplicativos de transporte de passagerios, principalmente em estacionamentos irregulares localizados perto de shoppings, aeroportos, eventos, shows e da Rodoviária Novo Rio.

Além disso, os motoristas querem o descredenciamento do Easy Taxi e do 99, que, segundo o sindicato, operam na mesma plataforma que os aplicativos de carro particular.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, todos os taxistas que bloquearem as vias ficarão sujeitos a uma multa de R$5 mil.

Apesar da ameaça, houve interrupções momentâneas em ruas importantes da cidade, como a Avenida Presidente Vargas.

Em resposta à manifestação, o Uber anunciou um desconto de 30% em trajetos na cidade. "Nesta quinta, os cariocas poderão enfrentar dificuldades para se locomover pela cidade. Para que isso não atrapalhe o seu dia, a Uber vai oferecer 30% de desconto em viagens iniciadas ou finalizadas nas áreas das principais conexões de transporte público do Rio de Janeiro", informaram os responsáveis pelo aplicativo, por nota.