ASSINE
search button

Crivella busca solução que atenda taxistas e motoristas de aplicativos

Dia foi marcado por protestos da categoria

Compartilhar

O prefeito Marcelo Crivella disse nesta quinta-feira (27) que respeita o direito à manifestação assegurado pela Constituição, mas lamentou que o protesto dos taxistas realizado nesta manhã tenha causado transtorno à população. O prefeito afirmou compreender a angústia da categoria e que está buscando uma solução que contemple taxistas e motoristas de transporte de passageiros por meio de aplicativos.

"Eu fui taxista, dirigia 300 quilômetros por dia. Não é fácil ser taxista, eu sei a angústia deles. Estão com contas atrasadas, com problemas familiares, a dificuldade é enorme. Mas lamentei profundamente a atitude deles. Acho que isso (o protesto) não contribui em nada. Pelo contrário, faz com que a população olhe para eles com imenso  desalento", disse o prefeito, em entrevista coletiva no Palácio da Cidade, em Botafogo.

>> Protesto de taxistas tem confronto no Centro do Rio

O prefeito informou que a questão dos aplicativos está sendo analisada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O serviço está em operação amparado por uma liminar judicial.

"Na semana passada, eu estive com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (desembargador Milton Fernandes de Souza) e fiz um apelo para que essa liminar fosse julgada, se é constitucional ou não  é, para que nós tivéssemos um horizonte jurídico, uma direção. Mas o Judiciário está em recesso e o desembargador está voltando semana que vem", explicou Crivella.

Uma das reivindicações dos taxistas é a regulamentação pela Prefeitura do transporte de passageiros por meio de aplicativos. Crivella explicou, no entanto, que há algumas dúvidas e que é preciso esperar pela decisão do Judiciário.

"A Prefeitura começou a discutir com os taxistas e com as empresas dos aplicativos o que vários taxistas me pediram, que era a regulamentação dos aplicativos, que eles pagassem impostos, para que a competitividade fosse mais equânime. É importante dizer que nós precisamos verificar a posição da Justiça. Sei que há uma lei no Congresso Nacional para permitir os aplicativos em uso nacional, mas a regulamentação ficaria com os municípios. Essa regulamentação se restringe ao aplicativo ou aos associados do aplicativo?", comentou o prefeito.

Segundo o prefeito, a implementação do aplicativo Taxi.Rio vai aumentar a competitividade dos taxistas e a qualidade do serviço. Ele está em fase de testes, com previsão de entrada em operação na segunda quinzena de agosto.

"No nosso aplicativo eles não vão precisar pagar 25% e terão um taxímetro virtual. Com isso, não vão precisar pagar a revisão anual do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas). Hoje as pessoas preferem o Uber, entre outras coisas, porque é mais barato. Para nós também importante que o táxi sobreviva, para a economia popular é importante que haja concorrência. Sem o táxi quem garante que o Uber vai ser barato amanhã?", disse.

Nesta quarta-feira de manhã (26), o prefeito recebeu uma comissão da categoria e garantiu que analisará as propostas que lhe foram entregues. Vale ressaltar que algumas dessas reivindicações já foram atendidas, como a ampliação de seis para oito anos de vida útil dos táxis convencionais, conforme publicado esta semana no Diário Oficial do Município.

Além disso, foram adotadas outras medidas para melhorar o trabalho dos taxistas, como o acesso ao corredor exclusivo do BRT em direção ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. A Prefeitura ainda estuda a criação de novas vagas de estacionamento para táxis em pontos turísticos, como Quinta da Boa Vista, Pão de Açúcar e Cristo Redentor.