ASSINE
search button

Aluna morre baleada dentro de escola na Zona Norte do Rio

Maria Eduarda, de 13 anos, teria sido atingida durante ação policial

Compartilhar

A estudante Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Daniel Piza, na Pavuna, na Zona Norte do Rio, morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser baleada dentro da própria unidade de ensino. Maria Eduarda cursava o 7º ano do ensino fundamental, e participava de uma aula de educação física na escola quando foi atingida, por volta das 17h.

Quando a menina foi baleada, policiais e bandidos travavam um confronto no conjunto habitacional Fazenda Botafogo, na Av. Professora Sá Lessa, perto do colégio. 

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra dois policiais militares executando dois homens deitados no chão em frente a escola. Nas imagens é possível ver um dos agentes retirando uma arma, que parece ser um fuzil, de perto de um dos suspeitos. As armas em posse dos PMs também aparentam ser fuzis. De acordo com informações preliminares, Maria Eduarda foi atingida por disparos deste modelo.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 41º BPM (Irajá) estavam no local. A 2ª Delegacia de Polícia Militar Judiciária (DPJM) investiga o caso. Os dois policiais, que aparecem na gravação, estão presos administrativamente. 

>> Família de jovem que morreu baleada na escola acusa polícia de execução 

>> PMs filmados atirando em homens deitados são presos no Rio

>> Jovem morta em escola do Rio sonhava em ser atleta

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a mãe de Maria Eduarda passou mal ao saber da morte da adolescente. O irmão da menina, Uidison Alves, acusou a polícia de ter executado a jovem. Ele ressaltou que ela teria sido alvejada por quatro tiros, o que caracterizaria execução.

Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar comentou o caso e disse que "o Comando da Corporação teve conhecimento do vídeo que circula nas redes sociais e mostra a atuação de policiais militares na área da Fazenda Botafogo na tarde dessa quinta-feira (30)". "Em virtude do que é exposto, o Comandante Geral determinou que a Corregedoria Interna da Polícia Militar assuma a apuração da flagrante ilegalidade e assim responsabilize os envolvidos."

Por volta das 18h desta quinta-feira (30), moradores da região realizaram protestos na Avenida Brasil, no trecho perto de Pavuna e Costa Barros. A via foi interditada em diferentes trechos e momentos. Os manifestantes usaram objetos como blocos de concreto e contêineres de lixo para bloquear as pistas.