ASSINE
search button

MPF rebate pedido de Adriana Ancelmo para ser julgada por outro juiz

TRF2 prevê julgar nesta quarta se ação sai da 7ª Vara Federal Criminal no Rio

Compartilhar

O Ministério Público Federal (MPF) manifestou ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que discorda do pedido de Adriana Ancelmo, ex-primeira-dama do Estado do Rio, para a ação penal contra ela resultante da Operação Calicute deixar a competência da 7ª Vara Federal Criminal no Rio de Janeiro. A defesa alega que o processo não tem dependência com a ação da Operação Saqueador, contra Carlinhos Cachoeira, Fernando Cavendish e outros réus, julgada naquela Vara.

O parecer da Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2), com entendimento oposto, foi remetido à 1ª Turma do TRF2, que pautou para esta quarta-feira (29) o julgamento do habeas corpus em nome da esposa do ex-governador Sérgio Cabral. Essa é a terceira vez em que réus da Operação Calicute pedem o deslocamento da competência; nos outros casos, o TRF2 rejeitou os habeas corpus e manteve o processo na 7ª Vara Federal Criminal.

Na manifestação para os desembargadores, o Núcleo Criminal de Combate à Corrupção, da PRR2, avaliou que não procede o pedido dos advogados da ré. Para o MPF, a conexão das ações derivadas das operações Saqueador e Calicute é mais que evidente por se concentrarem na organização chefiada por Cabral e no seu esquema de corrupção envolvendo grandes construtoras no Estado. Um exemplo de conexão citado foi o compartilhamento de um depoimento de executivo da Andrade Gutierrez (obtido por meio de acordo de leniência) e outros elementos contidos em ambos os autos. Foram citados precedentes no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para manter a ação na atual Vara.

“A jurisprudência é firme no sentido de que eventual violação a regras que determinam reunião de processos por conexão e continência demanda a comprovação de prejuízo, por se tratar de nulidade relativa, o que não houve no caso”, afirma o procurador regional Carlos Aguiar, autor do parecer e coordenador do NCC/PRR2. “O eventual reconhecimento da incompetência da 7ª Vara Federal Criminal não teria a consequência de anular todos os atos, inclusive a prisão preventiva da ré.”