ASSINE
search button

Secretaria de Segurança inicia Operação Carnaval no Rio

Centro Integrado de Comando e Controle reúne diversos órgãos a partir de hoje

Compartilhar

A Secretaria de Segurança inicia nesta quinta-feira (23/2) a Operação Carnaval 2017, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Órgãos de segurança, mobilidade e assistência social, além de concessionárias de transportes, estarão atuando de forma alinhada, visando garantir a folia no Sambódromo, Boulevard Olímpico e principais blocos carnavalescos. A Operação Carnaval acontece até 1º de março, em plantão 24 horas e com ativação especial prevista para o Desfile das Campeãs, no dia 4 de março.

Durante o período, irão atuar de forma integrada: polícias Militar e Civil; Corpo de Bombeiros; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social; Guarda Municipal; secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social e de Saúde; Riotur; Conselho Tutelar; MetrôRio; Barcas; BRT; VLT; SuperVia; e Agência Reguladora de Transportes Públicos (Agetransp).

Também foi firmada uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores, que terá um canal direto de comunicação com o CICC. Uma campanha informativa e de conscientização dos foliões do Rio vai ganhar as redes sociais das entidades envolvidas com as hashtags: #CarnavalSeguro e #FoliãoConsciente.

Os visitantes vão contar com importantes ferramentas de auxílio, como o aplicativo do serviço de emergência 190 e o acesso pela web ao Guia de Segurança Pública em cinco idiomas.

Por meio do Facebook, Twitter e Instagram das instituições envolvidas será possível difundir informações. Racismo, homofobia, abuso contra mulher, cuidados com crianças e atendimento poliglota estão entre os tópicos abordados. Todo o material incluirá as hashtags: #CarnavalSeguro e #FoliãoConsciente.

O foco no visitante estrangeiro tem respaldo em outras ações vinculadas à Secretaria de Segurança, como a Central  190, que atende as demandas de ligações feitas pelos números de emergência norte-americano (911) e europeu (112). Os visitantes internacionais também podem acessar o aplicativo Emergência RJ.

– Buscamos ampliar esta rede de integração em benefício da população e dos visitantes. Os recursos empregados no CICC têm possibilitado agilizar e dar mais eficiência no atendimento – explicou o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro dispõe ainda de um Guia de Segurança Pública com importantes orientações e informações úteis sobre o Rio.  O guia – disponível em cinco idiomas (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim) – está disponível no site www.rj.gov.br/web/seseg/principal.

Segurança para cariocas e turistas

No Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur),  50%  dos policiais militares dominam outro idioma. Francês, coreano, italiano, árabe e russo, além de espanhol e inglês, são algumas das línguas entreouvidas na unidade da PM, localizada em Copacabana. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) presta atendimento bilíngue a visitantes estrangeiros.

A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) contará com reforço. O órgão é responsável por estreitar o canal de comunicação entre o cidadão e a Polícia Civil. O serviço está disponível 24 horas pelos telefones (21) 2334-8823 e 2334-8835 ou pelo chat httpss://cacpcerj.pcivil.rj.gov.br

Inaugurado em 2013, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) se tornou uma referência em relação à segurança e defesa civil, sendo hoje fonte permanente de consulta para outras instituições da área no Brasil e no exterior. O prédio funcionou como o centro de operações na Copa das Confederações, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Copa do Mundo 2014 e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A moderna estrutura, localizada na Cidade Nova, com videomonitoramento urbano – por meio de 4,2 mil câmeras espalhadas pelas principais áreas da Região Metropolitana, incluindo as embarcadas em carros da Polícia Militar – permite não só acompanhar a rotina de segurança do Rio, mas auxiliar de forma efetiva em grandes eventos.