ASSINE
search button

Operação Praia reforça a segurança na orla carioca

 Esquema foi iniciado em setembro e será intensificado durante o verão

Compartilhar

A Operação Praia, que começou em setembro, reforça a segurança na orla carioca já para o verão. A ação realizou cerca de 50 prisões, cumpriu cinco mandados da Justiça e apreendeu 2,7 kg de maconha, 112 gramas de cocaína e mais de 60 comprimidos de ecstasy até o último dia 24 de novembro. Além do efetivo de aproximadamente 850 policiais de diferentes unidades, a ação tem a tecnologia como aliada: dois carros de Comando Móvel, que ficam baseados na praia do Arpoador e na Barra da Tijuca, dão suporte aos PMs.

Os equipamentos têm sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros. As imagens são transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), em tempo real. A tecnologia tem agilizado o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário.

Um dos pontos da Operação Praia é a abordagem a veículos, com atenção especial aos ônibus, ao longo do dia. Os PMs revistam passageiros e, em caso de suspeita de menores em risco, solicitam apoio para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,  responsável por avaliar a situação de vulnerabilidade dos jovens.

– Nosso trabalho tem sido eficaz. Em Copacabana, realizamos a prevenção de delitos, ocupando pontos estratégicos como a Rua Francisco Otaviano e a Nossa Senhora de Copacabana. Isso tem diminuído os delitos que, em sua maioria, são realizados por menores – disse o subcomandante operacional do 19º BPM, de Copacabana, major Luciano Henrique Alcântara. 

Monitoramento 

A ação conta com a atuação do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) e com os batalhões de Áreas Turísticas e de Choque, além do Grupamentos de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos e do Regimento de Polícia Montada. O efetivo patrulha desde o Flamengo, na Zona Sul, até o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.