ASSINE
search button

Estado do Rio faz mutirão contra o Aedes aegypti

Ação faz parte de campanha nacional

Compartilhar

Um verdadeiro mutirão de informação e conscientização contra o Aedes aegypti tomou conta de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, na sexta- feira (2/12). O secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, percorreram a comunidade acompanhados de estrelas olímpicas, como a ginasta Daniele Hypólito, o nadador Luiz Lima e a jogadora de vôlei de praia Bárbara, medalhista de prata nos Jogos Rio 2016. O esforço em conjunto é o pontapé inicial da campanha dos governos federal, estadual e municipais para prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. 

– O combate ao Aedes é uma preocupação das autoridades de saúde de todo o país, mas o envolvimento da população é importantíssimo. E temos que começar agora, em dezembro, para evitar que as pessoas fiquem doentes. O mosquito tem um ciclo semanal. Então, não custa tirar dez minutinhos, uma vez por semana, para procurar e neutralizar os focos dentro de casa. Cerca de 90% dos locais propícios para a reprodução do Aedes aegypti estão em imóveis residenciais – explicou o secretário Luiz Antônio. 

Durante a visita, foram entregues dez carros utilitários, que serão distribuídos pelos municípios fluminenses para ações de Vigilância em Saúde. Os craques olímpicos ensinaram a crianças ações como não deixar água acumulada parada.  

– O combate ao mosquito é uma tarefa que tem que ser desempenhada por todo cidadão, senão não é possível vencer essa batalha. É com muita satisfação que vejo esse time de atletas brasileiros nos acompanhando nesse dia especial no Rio de Janeiro – ressaltou o ministro do Esporte. 

Crescimento de casos de chikungunya 

A maior preocupação neste verão é com um possível crescimento dos casos de chikungunya. De 1º de janeiro até 16 de novembro, 15.149 pessoas contraíram a doença no Estado do Rio, segundo as notificações dos municípios.  

– Parte da população já está imunizada contra os vírus da zika e da dengue tipo 1, o que deve circular neste verão. O chikungunya é um vírus novo, e já há transmissão doméstica, dentro do estado. Estamos reforçando essa campanha de mobilização para que os moradores não deixem de fiscalizar os criadouros – reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.