ASSINE
search button

Agroindústria familiar é destaque na Feira da Providência

Compartilhar

Um dos destaques da tradicional Feira da Providência é a presença das agroindústrias de várias partes do Rio de Janeiro. Na edição deste ano, no pavilhão 3 do Riocentro, mais de 20 agricultores familiares fluminenses apresentam queijos, cafés, cachaças, geleias, conservas e doces produzidos a partir de técnicas sustentáveis. Os produtores são beneficiários dos programas Rio Rural e Prosperar, da Secretaria de Agricultura, que incentivam a produção familiar fluminense com o objetivo de garantir a renda e qualidade de vida aos agricultores. O evento, que tem a expectativa de atrair cerca de 100 mil pessoas, acontece até este domingo (4), das 12h às 23h.

"Os pilares desses nossos programas são o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade do pequeno produtor. Esses conceitos ganham visibilidade nessas feiras, onde o consumidor pode conhecer os detalhes da produção no contato direto com os agricultores familiares", disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Segundo o coordenador do Prosperar, o engenheiro agrônomo Jairo da Silva, a participação dos produtores em feiras também é uma oportunidade para fazer contatos com revendedores, ao colocar em evidência a qualidade dos alimentos produzidos. 

"Além de proporcionar a venda direta, a feira também permite a abertura de novos mercados e parcerias", afirmou o coordenador. 

Esse é o caso da agroindústria familiar Sítios dos Morangos, de Nova Friburgo, que está pela segunda vez do evento. Segundo o produtor Fernando Hottz, a participação na feira em 2015 deu grande visibilidade à sua produção de geleias de morango. A família dele está no segmento de produção de morango há mais de 60 anos, e recebeu recursos do Rio Rural para utilizar técnicas mais sustentáveis, como o cultivo protegido em estufas. 

"Em 2015, vendemos pouco mais de R$ 5 mil em geleias e fizemos vários contatos com proprietários de lojas e delicatessens que hoje estão vendendo nossos produtos para os cariocas. Este ano, além das geleias, levamos os próprios morangos e bombons que produzimos", explicou o agricultor.