ASSINE
search button

Professores ocupam prefeitura de Duque de Caxias

O protesto é contra o atraso no pagamento de salários dos servidores

Compartilhar

Professores da rede municipal de ensino ocuparam a prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira (17), em protesto contra o atraso no pagamento de seus salários.  

Na sexta-feira (4), o Jornal do Brasil conversou com a diretoria do Sepe de Caxias, que alertou para os dados do Portal da Transparência, os quais demonstravam uma falta de investimentos. 

Segundo Marcos Luis Oliveira, uniformes não foram entregues e materiais foram distribuídos em volume menor do que no ano anterior, por exemplo. "Os números que estão disponíveis não mostram queda que justifique atraso dos salários e falta de pagamentos em outros campos do município. O cenário é muito caótico, não se consegue identificar para onde o dinheiro foi", completa o professor. "Todo mundo diz que a arrecadação caiu mas os números disponíveis não confirmam queda."

Os professores de Caxias entraram em greve por duas semanas no mês de outubro e também em maio deste ano. "Na época [no primeiro semestre], o atual prefeito disse que se desse um reajuste que cobrisse o valor da taxa da inflação do período não conseguiria honrar os pagamentos até o final do ano, e que não queria ser irresponsável, leviano. Um mês depois, começou o parcelamento dos salários."

Em nota, a Prefeitura divulga um cronograma de pagamento e ressalta a crise econômica do estado.

Veja na íntegra:

Prezados Servidores

Como é do conhecimento, vivemos a maior crise financeira e econômica do Brasil.  A Prefeitura de Caxias reafirmando o sua política de não fazer demissões e de manter o funcionamento da infraestrutura do município, informa cronograma de pagamento do mês de outubro:

Dia 04/11 – 100% dos servidores que recebem até R$2.000,00 (dois mil reais) de remuneração bruta;

Dia 17/11 – 1/3 de todos os salários restantes;

Dia 24/11 – mais 1/3 de todos os salários restantes;

Dia 30/11 – Mais 1/3 de todos os salários restantes;

Obs: a 3ª parcela do pagamento de setembro que seria pago no dia 28/10 (dos que recebem mais de R$6.000,00) será paga integralmente no próximo dia 11/11, a partir das 12hs.