ASSINE
search button

Mídia internacional repercute prisões de ex-governadores do Rio de Janeiro

BBC news, The Wall Street Journal, Daily Mail e Clarín publicaram matérias sobre fatos

Compartilhar

A mídia internacional está acompanhando as prisões de ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (16) Anthony Garotinho foi preso pela Polícia Federal através da Operação Chequinho, que apura fraudes no programa Cheque Cidadão.

Nesta quinta-feira (17) foi a vez do ex-governador Sergio Cabral, suspeito de receber propina para a concessão de obras públicas.

Um dos primeiros veículos da imprensa internacional a divulgar a prisão de Sérgio Cabral foi a BBC de Londres, ressaltando a importância do político no cenário brasileiro e sua ligação com a ex-presidente Dilma Rousseff, assim como com o atual Michel Temer. 

BBC descreve esquema de corrupção da operação lava-jato, tendo levado dezenas de políticos, empresários e banqueiros á cadeia, por desvio de verba e propina para obras.

> > BBC   

O Daily Mail publicou três matérias sobre as prisões de dois ex-governadores do Rio de Janeiro. 

O diário britânico conta que Cabral foi governador do Rio de janeiro entre 2007 e 2014 e entre as acusações de propina ressalta a obra de revitalização do Maracanã para a Copa do Mundo. 

> > Daily Mail

Sobre Anthony Garotinho, o Daily Mail diz que ele foi governador do estado do Rio de 1998 a 2002, quando concorreu à presidência, sendo derrotado pelo ex-presidente Lula. 

> > Daily Mail

O jornal português Público publicou uma matéria nesta quinta-feira 917) sobre a prisão de Sergio Cabral, ressaltando que o ex-governador pertence ao PMDB, mesmo partido do atual presidente Michel Temer. O noticiário acrescenta que este é mais um episódio do caso de corrupção que abala o Brasil.

> > Público

Público também diz que na véspera, a polícia prendeu outro ex-governador do estado, Anthony Garotinho, em uma investigação não relacionada e aponta que o político perdeu popularidade mas em 2012 ficou em terceiro lugar nas presidenciais atrás apenas de Lula da Silva e José Serra.

> > The Wall Street Journal

O jornal norte-americano noticiou nesta quinta-feira (17) a prisão de Sergio Cabral,  ex-governador do Rio de janeiro. De acordo com o Journal, a prisão realizada por envolvimento na lava-jato teria desviado somente da empresa Andrade Gutierrez cerca de 2,7 milhões em espécie, mas o valor total pode chegar a 200 milhões de reais. 

> > Clarín 

O argentino Clarín exalta em sua manchete desta quinta-feira (17) que o ex-governador Sérgio Cabral foi preso por fraudes milionárias. No texto o jornal cita a prisão do ex-governador Anthony Garotinho. 

Para o Clarín, a prisão de Cabral é uma das mais importantes já realizadas pela operação lava-jato.