ASSINE
search button

Bondinho do Pão de Açúcar festeja 104 anos com programação democrática

Compartilhar

 Entre os dias 27 e 30 de outubro, o Complexo Turístico se transforma num corredor cultural com programação para todos os gostos e idades. Tem festival de food bike, apresentação dos músicos da Petrobras Sinfônica, programação infantil e uma intervenção inédita de grafite assinada pelo artista plástico Toz Viana. Tudo isso com ingressos a R$ 38,00 (adultos) e R$ 19,00 (crianças) para todos os visitantes.

Além de incrementar a agenda cultural da cidade, a ideia é compartilhar com os visitantes cariocas, brasileiros e estrangeiros a alegria de fazer parte da história da cidade há 104 anos. O calendário comemorativo será de quatro dias de programação intensa, com direito a bolo e parabéns no dia 27 de outubro, data oficial do aniversário.

As comemorações têm início às 11h do dia 27 com a apresentação da Petrobras Sinfônica. Sete músicos homenageiam o Bondinho com o tradicional “Parabéns a você”, além de releituras clássicas para músicas populares. Na sequência, serão distribuídas fatias de bolo aos visitantes.

O passeio pelo Complexo Turístico, que contempla os Morros da Urca e do Pão de Açúcar guardará outras surpresas. A carioquice e baianidade se misturam na obra do artista plástico e grafiteiro Toz Viana, que presenteia o Bondinho com um painel de acrílico e um mural medindo 15x3 metros, instalados em pontos diferentes do ponto turístico. O conceito da obra mistura os elementos do grafismo do artista com os traços de um dos teleféricos mais admirados do mundo. Sem dúvida, uma parada obrigatória para fotos e uma experiência memorável para quem curte a arte de rua em toda a sua diversidade.

Já a experiência gastronômica ganhará um toque despojado. O visitante terá à sua disposição hambúrgueres, tapiocas, sobremesas e bebidinhas no festival de food bike que acontece no Morro da Urca nesse fim de semana comemorativo prolongado. Um deleite para o paladar!

Na sexta, dia 28, o Clássico Beach Club, um dos bares mais descolados do Rio abre seus mirantes para o público do Pão de Açúcar, trazendo os melhores pratos e petiscos da culinária brasileira, além de drinks clássicos e criações da casa. A vista panorâmica para as orlas do Leme e de Copacabana, é um show à parte que vale a visita.

E para não deixar ninguém de fora da festa, a criançada tem uma programação especial na quinta, das 14h às 16h com contação da história do Bondinho e distribuição de revistinhas em quadrinhos do Pãozito, mascote do Complexo Turístico. No sábado, das 10h às 12h, apresentação do Criança Arteira com música e muita brincadeira para a família toda. Vale passar no Anfiteatro para conferir a exposição de fotos das minifiguras de LEGO criada pelo artista Rafael Sobral que foi prorrogada até o fim do mês.