ASSINE
search button

Zona Norte recebe vacinação contra a raiva nesta semana

Compartilhar

De segunda a sexta-feira (24 a 28/10), equipes de zoonoses da Vigilância Sanitária vão vacinar cães e gatos dos bairros Campinho, Cavalcanti, Osvaldo Cruz, Marechal Hermes, Cascadura, Costa Barros, Parque Anchieta, Pavuna, Guadalupe, Honório Gurgel, Fazenda Botafogo e Barros Filho. A vacinação será feita em 14 pontos, das 9às 16h.

Na segunda (24), haverá equipes em Campinho, Cavalcanti e Oswaldo Cruz; na terça (25), em Marechal Hermes, Cascadura e Campinho novamente; já na quarta (26), a vacinação acontece em Costa Barros, Pavuna e Parque Anchieta; na quinta (27), as equipes estarão na Fazenda Botafogo, Guadalupe e Honório Gurgel; já no dia 28, sexta-feira, as equipes estarão em Barros Filho e voltam para Costa Barros. Os endereços podem ser consultados no site.

A segunda fase da campanha Rio sem Raiva começou no dia 26 de setembro e vai até o dia 2 de dezembro, em 149 pontos distribuídos pela cidade, que obedecem uma escala de datas por região. A cada semana, a vacinação ocorre numa Área Programática (AP) da Secretaria Municipal de Saúde. A primeira AP a receber a vacinação foi a AP 5.3, seguida por 5.2, 5.1 e 4.0. Na próxima semana, será a 3.3.

Já o último dia de outubro e o primeiro dia de novembro ficam reservados para a AP 3.2, nos bairros Cachambi, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Méier, Rocha, Sampaio e São Francisco Xavier. No período de 8 a 11 de novembro , a vacinação contece na AP 3.1, nos bairros Ramos, Maré, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Penha, Penha Circular, Ilha do Governador, Galeão, Portuguesa e Jardim Guanabara.

A região da AP 2.2 terá vacinação de 14 a 18 de novembro, nos bairros São Cristóvão, Vasco da Gama, Andaraí, Vila Isabel, Tijuca, Alto da Boa Vista e Grajaú. No período de 21 a 25 de novembro, a vacinação será na AP 2.1, nos bairros Largo do Machado, Flamengo, Laranjeiras, Botafogo, Leme, Copacabana, Gávea, Rocinha, São Conrado e Vidigal.

A campanha termina na AP 1.0, que terá vacinação de 28 de novembro a 2 de dezembro, nos bairros Centro, Cidade Nova, Rio Comprido, Bairro de Fátima, Santa Teresa, Estácio, Santo Cristo, Caju e Estácio. O objetivo é alcançar a meta de 556 mil animais, para se aproximar da população canina e felina da cidade do Rio, que está em torno de 695 mil.

Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades especificas que funcionam como polo de profilaxia da raiva. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

A raiva está controlada e sem apresentar registro de casos em humanos há mais de 25 anos no Rio, mas ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.

A primeira etapa da campanha Rio sem Raiva 2016 começou em maio deste ano, com a ida de técnicos da zoonoses a residências localizadas em áreas de maior risco e com a vacinação nos pontos de castração da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais – Sepda.

Após o término da campanha, a vacinação vai continuar em dois postos permanentes, que ficam no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Av.Bartolomeu Gusmão, 1120, em São Cristóvão, e no Centro de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Zoonoses Paulo Dacorso Filho, localizado no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz.