O Procon Estadual realizou na sexta-feira (21/10) a primeira ação da Operação Hora do Lanche, com foco em praças de alimentação de shoppings. Hoje, a fiscalização ocorreu no Shopping Tijuca, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dos 25 estabelecimentos vistoriados, 15 foram autuados.
Os fiscais encontraram alimentos impróprios ao consumo em dois estabelecimentos. Na Parmê, havia 1kg e 600g de ketchup vencido, além de uma reclamação não encaminhada ao Procon Estadual no prazo estabelecido por lei. E no Mc Donald´s havia, sem especificação do prazo de validade, cerca de 30 litros de base para sorvete.
Na lanchonete também não havia cartazes do Disque 151 (telefone do Procon Estadual para denúncias e tirar dúvidas), Disque 180 (telefone para denúncias de violência contra mulheres), além dos cartazes informando da gratuidade da água e sobre o Livro de Reclamações.
Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Casa Da Empada; Santa Justa; Galli; Galeto e Grill; Montana; Kome Queto; Spoleto; Bobs; KFC e Habib's.
Balanço da Operação Hora do Lanche
1 - Burger King: Ausência de cartaz do Disque 151; cartaz da gratuidade da água; cartaz do Disque 180.
2 – Browneria: Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 180.
3 – Creplocks: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
4 - Vivendas do Camarão: Ausência do cartaz do Disque 180. Reclamação não enviada ao Procon.
5 - Brothers Burger: Reclamação não enviada ao Procon e preenchimento incorreto das folhas do Livro de Reclamações e o exemplar não estava autenticado.
6 – Koni: Ausência do cartaz do Disque 180. Reclamação não encaminhada ao Procon.
7 – Parmê: Reclamação não encaminhada ao Procon. Vencidos: 1kg e 600g de ketchup.
8 – Viena: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
9 - Subway: Ausência do Livro de reclamações; certificado do Corpo de Bombeiros; certificado dedetização e do cartaz do Disque 180.
10 – Starbucks: Ausência do Livro de Reclamações.
11 - Mc Donald´s: Sem especificação: 12 litros de base de sorvete de chocolate; 15 litros de base de sorvete de baunilha. Ausência do cartaz do Disque 151; cartaz do Disque 180; cartaz da gratuidade da água; cartaz do Livro de Reclamações.
12 - Girafas: Ausência do Livro de Reclamações; certificado do Corpo de Bombeiros; certificado dedetização e do cartaz do Disque 180.
13 - Camarão & Cia: Sem especificação: 15 litros de chope engatado sem lacre quanto à informação de validade 500 g de molho de abóbora. Ausência de cartaz do Disque 151 e cartaz do Disque 180.
14 – Billy the Grill: Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
15 – Livorno Grill: Ausência do certificado de dedetização.
A assessoria do Shopping Tijuca enviou a seguinte resposta:
"O Shopping Tijuca esclarece que orienta seus lojistas sobre as boas práticas de atendimento, higiene e controle de pragas. O empreendimento ressalta que irá reforçar o contato com os lojistas, responsáveis pela administração dos estabelecimentos para reiterar a importância de oferecer serviço e produtos de qualidade aos seus consumidores, conforme as normas vigentes".