ASSINE
search button

Prefeitura inicia o processo de matrícula online para novos alunos da rede municipal em 2017

Compartilhar

A Prefeitura do Rio abre, na próxima terça-feira (25/10), o processo online de matrícula para as unidades escolares municipais. Este ano, pela primeira vez, as inscrições para o segmento Creche ou Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que atende crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses, também serão feitas pela internet e não mais presencialmente como eram realizadas anteriormente.

Assim, as inscrições pela internet  serão realizadas para todos os segmentos atendidos pela Rede Municipal de Ensino: Educação Especial, Creche/EDI, Pré-Escola, Ensino Fundamental e PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos). Os pais interessados em matricular seus filhos em uma unidade municipal em 2017 ou em fazer transferência para outra escola ou EDI devem fazer a inscrição somente pela internet, no endereço eletrônico. Os alunos que já estudam nas unidades da prefeitura, inclusive nas creches e EDIs, terão a matrícula renovada automaticamente.

Mais uma vez, as matrículas para alunos com deficiência terão um período exclusivo, que vai do dia 25 de outubro até o dia 4 de novembro. Em seguida, as inscrições serão abertas para as crianças em idade de creche (seis meses até 3 anos e 11 meses), de 9 a 18 de novembro. As inscrições para novos alunos da Pré-Escola (4 e 5 anos), Ensino Fundamental (6 a 16 anos) e Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA (a partir de 17 anos) também começarão no dia 9 de novembro, mas seguindo até o dia 6 de dezembro. As inscrições serão feitas somente pela internet.

Para os pais que não têm acesso à internet, a prefeitura colocou à disposição 85 unidades da Rede Municipal com conexão gratuita à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário. O atendimento nessas unidades será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A relação das unidades com acesso gratuito à internet poderá ser consultada ligando para o 1746 e nas secretarias das unidades escolares.

No ato da inscrição, os pais deverão informar no mínimo uma e no máximo cinco escolas ou EDIs em que gostariam de matricular seus filhos. Ao finalizar o preenchimento da ficha é preciso que o responsável anote o número da inscrição, gerado pelo site, que servirá para verificar em qual escola ou EDI a matrícula foi reservada. A verificação poderá ser feita nas seguintes datas: de 26/10 a 07/11 para os alunos da Educação Especial; nos dias 23/11, 05/12 e 12/12 para os alunos de Creche; nos dias 08/12 e 15/12 para os alunos de Pré-escola e nos dias 6 e 16 de janeiro de 2017 para os alunos de Ensino Fundamental e PEJA.

A consulta ao resultado deverá ser feita acessando o site nas datas indicadas. Em seguida, os responsáveis deverão comparecer à unidade escolar para confirmar a matrícula, levando os documentos que comprovem as informações fornecidas no momento da inscrição.

As crianças com deficiência e as que estiverem fora da idade adequada para o ano escolar pretendido em 2017 passarão ainda por uma etapa de avaliação presencial antes de conhecerem o resultado, para que possam ser encaminhadas ao melhor atendimento.