ASSINE
search button

Estudantes da Rede Municipal são selecionados para intercâmbio em Portugal

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, na manhã desta sexta-feira (21/10), um encontro com dez alunos e um professor da Rede Municipal de Ensino selecionados para uma viagem de intercâmbio cultural a Lisboa. A iniciativa - uma parceria com a empresa de consultoria e gestão de projetos criativos Origem Produções - faz parte do projeto de arte-educação Era uma vez...Brasil, que estimula a compreensão dos alunos sobre a História do Brasil e seus reflexos atuais. Além da visita histórica a Portugal, o grupo irá apresentar nas escolas portuguesas os curtas-metragens e as histórias em quadrinhos produzidos por eles.

"Hoje fizemos a premiação dos alunos e passamos a eles todas as orientações necessárias para a viagem. Somos a primeira cidade do Rio de Janeiro a participar deste projeto de história que visa despertar no aluno a consciência da formação do Brasil como país. Esses alunos estão prontos para fazer o nome do Brasil lá fora. É um projeto que só vem a somar aos nossos professores e alunos", explicou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

Voltado para adolescentes do sétimo ao nono ano de escolas públicas, o projeto foi desenvolvido nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Novo Horizonte (SP), Salvador (BA) e Belo Jardim (PE), em diversas etapas. No Rio, o foco do trabalho foi com estudantes e professores do 8º ano dos Ginásios Cariocas, de horário integral, que participaram por adesão. O tema foi a transferência da família real da corte portuguesa para o Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, que também viajará com o grupo.

Para a aluna do 8º ano do Ginásio Carioca Anísio Teixeira, na Ilha do Governador, Eduarda Monteiro, de 13 anos, a primeira viagem de avião ficará marcada para sempre em sua vida:

"Adoro histórias antigas e ter mais informações sobre a chegada da família real aqui foi muito enriquecedor. Estou muito ansiosa para viajar de avião e conhecer tudo em Portugal. Viajar sozinha para a Europa, com 13 anos e sem meus pais vai ser muito emocionante. Um aprendizado incrível."

As atividades do projeto foram desde a preparação do corpo docente, com material didático específico, até a seleção final dos alunos que farão o intercâmbio. Ao longo desse processo, foram três etapas. Na primeira, coube aos professores incentivar os alunos propondo atividades de pesquisa, leitura e cultura, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos e vídeos de um minuto sobre a temática do projeto. Os estudantes que criaram os melhores trabalhos foram para a segunda etapa, onde os adolescentes participaram durante sete dias de oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, capoeira e histórias em quadrinhos em um campus em tempo integral, do dia 1º a 7 de agosto. A segunda etapa foi decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para Portugal, que constitui a etapa final do projeto.

Estudante do 8º ano do Ginásio Carioca Mario Paulo de Brito, em Irajá, na Zona Norte, Gabriel Victor Souza, de 14 anos, se emocionou ao comentar a escolha para a viagem:

"Participar do campus durante uma semana já foi diferente porque nunca tinha ficado tanto tempo fora de casa, longe da família. Imagina agora que vou ficar dez dias em Portugal? É a primeira viagem para muito longe que vou fazer. Vai ser uma novidade para mim. Nem imagino como seja Portugal. Minha mãe me incentivou muito a participar e quando anunciou o meu nome ela deu um grito de felicidade", contou o adolescente acompanhado pela mãe Liliane Pinheiro, de 33 anos.

"Eu sempre estive confiante na seleção do Gabriel e dei muito incentivo para ele agarrar essa oportunidade. Estou tão feliz que nem cabe dentro de mim. É uma oportunidade que não tive e que poucas pessoas têm. Agora ele virou o ídolo da família", brincou a mãe de Gabriel.

Na viagem, programada entre os dias 7 e 17, os estudantes vão refazer os caminhos que a família real e corte portuguesa percorreram antes de embarcarem para o Brasil, em 1808. Eles também já têm garantido um encontro com o ministro da Cultura de Portugal e a vivência de dois dias em escolas portuguesas para o intercâmbio cultural.

Criado pela Origem Produções, o Era uma Vez...Brasil tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.

"Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos e audiovisual", explicou a gestora cultural da Origem Produções e coordenadora da equipe do Rio de Janeiro, Andressa Sirino.

Ao todo, o grupo é formado por 80 alunos de quatro estados participantes do projeto. No Rio, os estudantes municipais selecionados são Ana Luiza da Silva Oliveira, do Ginásio Experimental Olímpico Felix Mieli Venerando; Antônio Lucas de Jesus Silva e Luis Guilherme Victorino Corado, do Ginásio Carioca Ceará; Eduarda Monteiro de Carvalho Ferreira e Maycon dos Santos de Souza, do Ginásio Carioca Anísio Teixeira; Gabriel Victor Souza da Silva e Romulo Fernardo de Souza, do Ginásio Carioca Mario Paulo de Brito; Jullie Gabrielly Castro da Costa e Lurian da Silva de Araújo, do Ginásio Experimental Olímpico Nelson Prudêncio; e Leila Sabirna Fazolato de Aguiar, do Ginásio Carioca Von Martius. A professora que acompanhará os alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio é Aleteia Maria da Silva, do Ginásio Carioca Mario Paulo de Brito.