ASSINE
search button

Cedae vai ampliar o abastecimento na Baixada

Caxias e São João de Meriti estão entre os contemplados pelo programa

Compartilhar

A melhoria da oferta de água na Baixada Fluminense, uma antiga reivindicação dos moradores da região, já foi iniciada em municípios como Caxias e São João de Meriti. O Programa de Abastecimento de Água da Baixada, da Cedae, vai refletir na qualidade de vida de seus habitantes. 

"A água está chegando na minha casa com mais pressão. Como são três andares, antes era necessário ligar várias vezes a bomba para encher as caixas. Agora, dificilmente isso acontece", contou o técnico de segurança Fausto de Alcântara, de 51 anos, de São João de Meriti.

Para universalizar o fornecimento de água, os municípios de Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados também estão em obras. O projeto, junto com o Novo Guandu, está orçado em R$ 3,4 bilhões. Estão sendo feitos assentamentos de troncos distribuidores, construção de reservatórios e a instalação de boosters (unidade responsável pelo aumento da pressão nas adutoras).

Uma das obras fundamentais para melhorar o abastecimento é a duplicação da Adutora Principal da Baixada, que impacta diretamente em Nova Iguaçu e Belford Roxo. Quando essa duplicação estiver concluída, a Cedae terá retaguarda suficiente, mesmo em dias mais quentes, garantindo uma melhoria substancial para os moradores da região.

Em Nova Iguaçu, segundo município mais populoso da Baixada (atrás de Caxias), entre outras ações, serão implantadas duas travessias, que consistem na instalação de tubulação em locais onde não é possível fazer escavação a céu aberto, como por exemplo onde há trilhos, rios ou estradas que não podem ficar totalmente fechadas, como a Via Dutra. Além disso, estão sendo instaladas várias bombas que interligam as adutoras, o que faz aumentar a carga na rede. A doméstica Sueli Viana, de 65 anos, mora e trabalha em Nova Iguaçu e aprova as melhorias.

"É bom saber que essas obras são para isso", disse a moradora.

Ações  em Belford Roxo

Em Belford Roxo, em um dos contratos, as obras foram divididas em grandes regiões, que englobam vários bairros: Graça, Retiro Feliz, Centro, Lote XV e Jardim Meu Retiro. Em Graça, os novos reservatórios estão entre as novidades. Já o Lote XV tem a rede mais extensa: 35 km. Lá, 90% da nova tubulação já está instalada. Em breve, a população receberá as ruas onde houve escavação devidamente asfaltadas. O bairro do Wona recebeu pela primeira vez assentamentos de troncos. Os moradores deixarão de depender exclusivamente de bomba para ter água em casa.A expectativa é de que toda a intervenção na Baixada Fluminense seja concluída em 2017.

Bairros da Baixada Fluminense recebem intervenções

Diversos bairros dos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, estão recebendo obras de abastecimento da Cedae. Confira abaixo as melhorias realizadas.

Bairros de Caxias

25 de Agosto – tronco de 100 a 800 mm de diâmetro com 20,56 km de extensão; e tubo para adução com 4 km de extensão e diâmetro entre 600 e 800 mm.

Parque Fluminense – booster com 250 cavalos; linha de recalque com 2,3 km de extensão e 600 mm de diâmetro; e tronco distribuidor com 8,42 km e diâmetro entre 150 e 800mm.

Centenário – tronco com 300 metros de extensão e 200 mm de diâmetro.

Bairros de São João de Meriti

São Mateus – reforma de reservatório; e tronco distribuidor com 5,8 km de extensão e diâmetro entre 150 e 600mm.

Jardim Meriti – tronco de adução com 1,6 km de extensão e 700 mm de diâmetro; reforma de booster; reservatório metálico; e tronco com 2,2 km e diâmetro entre 100 e 200 mm.

Parque Araruama – tronco de adução com 3,4 km de extensão e diâmetro entre 400 e 600mm; recuperação de reservatório; e tronco com 6,4 km e diâmetro entre 150 e 300mm.

Vilar dos Teles – tronco de adução com 2,8 km de extensão e 400 mm de diâmetro; recuperação de reservatório; e tronco com 1,9 km de extensão e diâmetro entre 100 e 200mm.Éden – tronco de adução com 100 metros de extensão e 700 mm de diâmetro; reforma de booster de 150 cavalos; e tronco com 9,6 km de extensão e diâmetro entre 150 e 700mm.

Coelho da Rocha – tronco com 8,10 km de extensão e diâmetro entre 150 e 1.000mm.