ASSINE
search button

Novo chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro pede apoio da população

Compartilhar

O novo chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Carlos Augusto Leba, se emocionou nesta quinta-feira (20) durante sua posse na Cidade da Polícia, zona norte da capital fluminense, ao lembrar da morte de colegas e pediu apoio da população aos policiais.

Na cerimônia, foi mostrado um vídeo sobre os 29 policiais mortos entre 2014 e 2016. "Sempre estamos assistindo a um sepultamento de policial", declarou ele, que chegou a se emocionar e pedir a inclusão dos cidadãos fluminenses para o sucesso da segurança pública no estado.

“Não é possível fazer segurança pública sem que a população e os demais segmentos estejam encorpados no projeto e essa é a perspectiva que o sistema de metas buscava, que a UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] cria e que se busca com a interação entre as instituições policiais”, disse ele.

O novo Secretário de Segurança, Roberto Sá, participou da posse e reafirmou a jornalistas que priorizará o controle da entrada de armas de grosso calibre no estado. “Estou encaminhando um projeto à Polícia Civil de intensificarmos as investigações desses fuzis, que são quase um por dia”, declarou ele. “Esse trabalho será muito ajustado com a própria Polícia Federal. Após a apreensão de cada arma como essa, precisamos mapear o seu caminho. Muitas delas são nacionais, temos que ver como elas estão chegando a esses grupos criminosos”.

Leba substituiu o delegado Fernando Veloso que exercia a função desde 2014. Na corporação desde 1987, Leba já coordenou Projetos Especiais, a Polícia Técnico-Científica, foi diretor da Academia de Polícia Sylvio Terra e chefiou a Divisão Antissequestro. Foi Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional na Secretaria de Estado de Segurança em 2002 e, até assumir a chefia do órgão, era delegado titular da 1ª Departamento de Polícia de Área.