ASSINE
search button

Governo do Estado inaugura obra em Bom Jardim

Cidade recupera espaço de atividades ecoculturais

Compartilhar

O município de Bom Jardim, na Região Serrana, ganhou de volta completamente reformado um importante espaço de atividades ecoculturais destruído pelas chuvas que atingiram a cidade em janeiro de 2011. O Parque Municipal Homero Lopes de Almeida, no bairro Maravilha, foi aberto nesta terça-feira (11/10), após receber obra de infraestrutura. A intervenção faz parte de um convênio do Somando Forças no valor de R$ 842 mil, firmado entre a Secretaria de Obras e a prefeitura, responsável pela execução do projeto.

Anteriormente ocupado pelo zoológico municipal, o parque possui fragmentos da mata atlântica preservados e enriquecidos com mais de 3 mil mudas nativas. As áreas de canteiros e jardins são destinadas a piqueniques e passeios. A Praça Luiz Correa, localizada no parque, conta com novos equipamentos, como academia de saúde, espelho d’água, banheiros, pontes e trilhas para caminhadas e ciclismo, permitindo acesso à gruta e ruínas.

Galpão Cultural também é revitalizado

Integrado ao parque, o Galpão Cultural Margaret de Jesus também foi revitalizado pelo mesmo convênio e é destinado a atividades culturais na região. O prédio centenário teve adequada uma área com perfil de multiuso, com estacionamento, pátio de eventos e palco, o que permite abrigar mais atividades artísticas, além de uma grande área de lazer. As margens do Rio Grande foram reflorestadas, como alternativa de barreira sonora. A antiga fábrica de manilhas foi adequada como palco fixo e banheiro.Para interligar os terrenos, duas pontes em estrutura metálica foram construídas sobre o Córrego Floresta, cujo leito ganhou mureta de proteção em madeira, contenção de talude e paredão de pedras em um trecho onde ocorreu grande erosão, além de plantio de vegetação. 

O secretário de Obras, José Iran Peixoto Junior, destaca a importância do investimento no complexo de lazer para os moradores do município de Bom Jardim e seus visitantes. 

– O local encontrava-se desativado e era utilizado parcialmente para caminhadas diárias e algumas poucas atividades de lazer. Agora está preparado para práticas esportivas e sociais e grandes eventos. É uma obra que preserva a história local – afirmou o secretário.