ASSINE
search button

ANA reduz vazão no Paraíba do Sul para garantir água ao Rio de Janeiro

Compartilhar

A Agência Nacional de Água (ANA) determinou hoje (30) a redução da vazão mínima da Barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, no Rio, de 190 metros cúbicos por segundo para 110 metros cúbicos por segundo, até o dia 30 de novembro. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e a visa a preservar os usos múltiplos dos recursos hídricos e garantir o abastecimento de várias cidades, entre elas a região metropolitana do Rio de Janeiro.

De Santa Cecília é bombeada a água que chega ao Rio Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio. Também sai de lá a água que segue o curso do Rio Paraíba do Sul e recebe outros afluentes em direção ao norte e noroeste do estado, passando em parte de Minas Gerais.

A determinação da ANA inclui a avaliação periódica da redução e prevê que as concessionárias responsáveis pelos reservatórios promovam ampla divulgação da redução, com atenção especial às cidades ribeirinhas.

A resolução afeta ainda os reservatórios rio abaixo, de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil, que também terão diminuições de vazão. Segundo a determinação, até 30 de novembro, a descarga mínima de Santa Branca deve cair de 40 para 10 metros cúbicos por segundo. O Reservatório de Funil terá redução de 80 para 60; a represa de Jaguari, de 10 para 4; e a de Paraibuna, de 30 para 7 metros cúbicos por segundo.

A redução da vazão foi decidida em reunião do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul (GTAOH), do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), ocorrida na última quarta-feira (28).