ASSINE
search button

CPI da Olimpíada faz primeira reunião nesta terça-feira

Juiz determinou reinstalação de investigação de obras dos Jogos

Compartilhar

Após pressão e determinação da 7ª Vara da Fazenda Pública, a CPI da Olimpíada realiza nesta terça-feira (27), na Câmara dos Vereadores do Rio, reunião para propor a convocação do secretário de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro, Jorge Arraes; do presidente da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), Armando Queiroga, e de representantes de empreiteiras e incorporadoras que participaram da construção ou reforma dos equipamentos para a Rio 2016. 

A lista será levada pelo autor do pedido de CPI, Jefferson Moura (Rede). "Não há motivos para protelar essas convocações", afirma o parlamentar.

A CPI estava suspensa desde 31 de maio em decorrência das manobras da presidência da Casa Legislativa. A Comissão Parlamentar de Inquérito, que tem como objetivo apurar os gastos com a realização da Rio 2016, está em funcionamento depois que  juiz Luiz Eduardo Antônio Klausner deu um ultimato à Presidência da Casa.

Na última sexta-feira (23), Klausner deu mais um parecer exigindo o prosseguimento dos trabalhos, sob pena de punir os que atrapalham as investigações. No novo despacho do juiz Klausner, em resposta ao pedido da 9ª Câmara Civil, ele destaca: "Deve ser esclarecido que o Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, autoridade apontada no mandamus como co-autora e a quem foi dirigida a ordem liminar, não podia sequer ter a iniciativa de levar o assunto ao Plenário ou aceitar sua manifestação contra a instalação da CPI ou seu funcionamento, pois o trabalho da CPI e no que corresponde ao seu funcionamento estava na órbita do cumprimento da ordem judicial preclusa, não sendo, portanto, da competência do Plenário deliberar sobre o funcionamento da mesma".