ASSINE
search button

Apesar do alto policiamento, mês olímpico bate recorde de assaltos no Rio

Mais de cinqüenta mil agentes de segurança se espalharam pela cidade

Compartilhar

As autoridades policiais devem ter comemorado e muito o final dos Jogos Olímpicos. Apesar de ser classificada como uma “operação bem sucedida” pelo secretario de Segurança Pública do estado do Rio, José Mariano Beltrame, o mês olímpico registrou 17.255 roubos – seis mil a mais do que o mesmo período do ano anterior. Todo esse aumento ocorreu mesmo com a presença de mais de 50 mil homens de segurança, em uma operação que uniu as forças das polícias Civil e Militar, das Forças Armadas, polícia Federal e Rodoviária e da Força Nacional.

Os dados foram divulgados na tarde da última sexta-feira (23) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com a secretaria, os motivos desse aumento foram o alto número de turistas que vieram para a cidade: foram quase 1,2 milhão de pessoas visitando o Rio de Janeiro, gerando um aumento de 18% na população da capital.

O ISP fez uma comparação com os dados dos últimos oito meses, comparados com o mesmo período no ano passado, e os números são assustadores: o índice de homicídios aumentou 174%. Foram 3.224 assassinatos registrados, contra 2.747 em 2015.

José Mariano Beltrame ficou à frente da pasta por dez anos, e a tendência é que esse seja o último trimestre dele à frente da secretaria. A expectativa é que Beltrame entregue o cargo após as eleições, e a ideia, é nomear seu sub-secretario, Roberto Sá, como seu sucessor.