ASSINE
search button

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (24), o dia D de mobilização da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação. Mais de 200 unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) de toda a cidade estarão abertas das 8h às 17h para atender às crianças e adolescentes, verificando suas situações vacinais e aplicando as doses necessárias. Para os pais que trabalham e têm dificuldade de levar seus filhos às unidades de saúde durante a semana, esta é a oportunidade de garantir a proteção dos pequenos contra várias doenças.

A campanha de multivacinação começou no dia 19 e vai até a próxima sexta-feira (30). Estão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisam completar os esquemas de imunização, as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Também está sendo aplicada a segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas.

Devido a mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação do Ministério da Saúde para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) é vacinar apenas as crianças que ainda não tenham completado as duas doses de reforço desta vacina. É, portanto, uma vacinação seletiva e não generalizada para a faixa etária, como ocorria em outros anos. Trata-se de uma atualização regular do Calendário Nacional de Vacinação, uma vez que as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no calendário básico e feitas na rotina dos postos já garantem a proteção. O Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.

Os objetivos principais da campanha são atualizar os esquemas vacinais básicos para os integrantes dos grupos alvos e reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. A SMS lembra aos pais e responsáveis para levarem aos postos a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, ou algum outro comprovante da situação vacinal. Os documentos serão avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada serão aplicadas.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade de referência basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link "Onde ser atendido", ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.