ASSINE
search button

Operação Verão começa a reforçar patrulhamento na orla, neste final de semana

PM e Guarda Municipal participam da ação deste fim de semana

Compartilhar

Para aumentar a segurança em toda a orla carioca, começa neste sábado (24/09) a Operação Praia. A ação será integrada entre a Polícia Militar, Guarda Municipal e as secretarias municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Especial de Ordem Pública (SEOP).

A Polícia Militar atuará com aproximadamente 850 policiais de diferentes unidades e com o apoio dos batalhões de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), de Áreas Turísticas (BPTur), de Choque ((BPCHq), além do Grupamentos de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (GPTOU), e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). O efetivo vai patrulhar desde a Praia do Flamengo, na Zona Sul, até a praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

O esquema contará com o apoio de dois Carros de Comando Móvel que ficarão baseados na praia do Arpoador e na Barra da Tijuca. As unidades receberão, em tempo real, imagens transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM). A tecnologia vai agilizar o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário. O sobrevoo do GAM cobrirá toda a orla da cidade. Os carros comandos também possuem um sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros.

Ao longo do dia, estão planejadas abordagem a veículos, com atenção especial a ônibus. Os policiais vão revistar passageiros e, em caso de suspeita de menores em situação de risco, haverá o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que será responsável por avaliar a situação de vulnerabilidade dos menores.

Na areia, vão atuar policiais do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal e uso progressivo da força.

Seop e SMDS iniciam operação

A Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Guarda Municipal farão patrulhamento preventivo na orla da cidade, com foco no ordenamento urbano (entorno, calçadão e areia) e fiscalização de trânsito, com o cumprimento das posturas municipais. Além disso, serão distribuídas pulseiras de identificação para as crianças. Ao todo, o efetivo contará com 87 viaturas, 387 agentes por dia e 30 tendas operacionais na orla da Zona Sul, Barra, Recreio e Prainha. Além disso, será montada uma torre de observação móvel na orla de Copacabana.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) vai participar da Operação Verão, diariamente, com 60 profissionais entre psicólogos, educadores e assistentes sociais. As equipes irão trabalhar na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.