ASSINE
search button

Mural no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha entra para o Livro dos Recordes

Compartilhar

O mural?´Etnias´?do artista Eduardo Kobra, pintado no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, na Zona Portuária, recebeu o certificado do?Guinness World Record, o?Livro dos Recordes, como o maior grafite do mundo. O trabalho, que tem 3 mil metros quadrados, representa a união entre os povos dos cinco continentes estampada em rostos dos povos Huli da Nova Guiné, Mursi da Etiópia, Kayin da Tailândia, Supi da Europa e os Tapajós das Américas, em uma ligação com os cinco arcos olímpicos.

Para Kobra, as mensagens nas redes sociais que apontavam o trabalho como um recorde levaram a uma mobilização que resultou no título. O artista disse que, antes do certificado, o mural já tinha se tornado uma superação própria, por ser um trabalho de grandes dimensões, mas afirmou que não pintou o ?‘Etnias' com a intenção de alcançar o título de maior do mundo:

- Foi uma dupla honra poder realizar um mural no Rio durante a Olimpíada e ainda entrar para o Livro dos Recordes. Sabia da dificuldade e de tudo o que significaria realizar um trabalho com estas proporções, mas realmente não tinha pensado nesse recorde.

Além de ficar satisfeito com o reconhecimento,?Kobra lembrou que o trabalho abriu caminho para outros artistas que foram convidados pela Prefeitura do Rio para pintar outros muros e paredões de prédios na Região Portuária.

- As pessoas compreenderam a mensagem de paz e de união dos povos que eu quis passar através do muro. Além disso, vi a intenção da prefeitura de ocupar prédios da região, transformando a área em uma galeria de arte a céu aberto. Achei isso importante porque faz a opção de uma coisa bem democrática na arte. Estilos diferentes, linguagens diferentes.

Além do tamanho, o mural bateu outro recorde não incluído no certificado: o número de fotos feitas pelo público que foi ao Boulevard. O grafite se tornou uma das maiores atrações durante os Jogos Rio 2016. Kobra disse que ficou impressionado com a quantidade de gente que foi ao local para ver e tirar fotos. 

A pintura consumiu meses de trabalho de Kobra e de mais dez pessoas. Uma organização logística foi montada e o artista fez mais de dez desenhos experimentais para chegar ao resultado final. Foram necessários três meses para chegar ao resultado do desenho, além de mais um mês para preparação do muro e mais um mês para pintura.