ASSINE
search button

TJRJ registrou 182 casos de cambismo e decretou 76 prisões preventivas durante Olimpíada

Compartilhar

Nas duas semanas em que o Rio sediou a Olimpíada, o Tribunal de Justiça do realizou 244 audiências, efetuou 97 transações penais e decretou 76 prisões preventivas. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, dia 26, pelo coordenador da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Culturais e Grandes Eventos (CEJESP), desembargador Mauro Martins. Entre as principais ocorrências, destaque para o cambismo, com 182 registros.

"Avalio como extremamente positiva a atuação do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos. Tivemos um grupo que trabalhou de forma ininterrupta em sistema de plantão e rodízio, com uma atuação firme e dedicada", destacou o desembargador.

Para o magistrado, a atuação do Juizado durante a Rio 2016 trouxe prestígio internacional para o Judiciário fluminense. Ele citou o caso dos nadadores americanos, que teve forte repercussão na imprensa estrangeira, como exemplo.

"No caso dos nadadores americanos, o Juizado teve atuação firme, corajosa e resolveu com equilíbrio a situação. Os turistas testemunharam a atuação da Justiça fluminense de forma ininterrupta durante os Jogos. Uma juíza contou que alguns turistas estrangeiros revelaram surpresa por estarem diante de uma magistrada, em uma audiência, em plena madrugada. Essa ideia que o torcedor estrangeiro levou para seu país é muito positiva", avaliou.

A presença da Justiça do Rio nos grandes eventos, para o desembargador, dá um caráter preventivo.

"Já acostumadas com o fato de que em grandes eventos existe um Juizado, com a presença de um juiz, de um promotor, com uma estrutura de um órgão judiciário em funcionamento, as pessoas sabem que se cometerem um ato contrário à Lei, a resposta será imediata", afirmou.

A dedicação e empenho dos cerca de 50 juízes e mais de 200 servidores e funcionários terceirizados que atuaram em regime de plantão durante a Olimpíada foram destacadas pelo desembargador. Ele também elogiou as demais instituições públicas que atuaram com o Juizado.

"O comprometimento dos magistrados e dos servidores do Tribunal merece todos os elogios e reconhecimento, pois contribuíram para o sucesso dos Jogos. Todas as instituições públicas, Ministério Público e Defensoria Pública trabalharam de forma conjunta com o Juizado para que pudéssemos atender às demandas que chegaram aos postos", frisou o desembargador.