ASSINE
search button

Rio: população aprova a modernização de estações de trem

Escadas rolantes, elevadores e novas passarelas foram algumas das melhorias realizadas

Compartilhar

Modernizadas para os Jogos Olímpicos, as estações de trem de São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque têm recebido elogios de quem usa diariamente o transporte ferroviário. Utilizados por cariocas e turistas para chegar às competições, os terminais receberam uma série de melhorias para atender aos padrões definidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A SuperVia, concessionária responsável pelo serviço, investiu R$ 250 milhões nas obras. 

– A modernização das estações olímpicas trouxe mais comodidade e segurança à população. São estações compatíveis com a demanda da região e com o crescimento do transporte sobre trilhos. O Governo do Estado está trabalhando para promover mais acessibilidade e tem como objetivo disponibilizar essa qualidade em todo o sistema ferroviário, assim como no metroviário – afirmou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira. 

Em São Cristóvão, por exemplo, a estação teve sua capacidade de embarques diários duplicada de 33 mil para 66 mil passageiros após as reformas. As intervenções contemplaram a instalação de três elevadores e três escadas rolantes, novo mezanino com área de acesso cinco vezes maior que a antiga (de 610 m² para 3.133 m²) e passarela de integração direta com o metrô, semelhante à estação intermodal Maracanã, além de três novas passarelas. 

– Melhorou 100%, está mais confortável e bem mais bonita. Estou gostando muito – afirmou a dona de casa Luciana Barbosa da Silva, 36, que junto com as filhas de 11 e 4 anos usa a estação quando visita os parentes que moram em Realengo, na Zona Oeste. 

O local também teve as coberturas das plataformas ampliadas, recebeu nova iluminação em LED, recuperação da comunicação visual, instalação de piso tátil e sistema de captação e reuso da água pluvial. Foram construídas novas passarelas externas de acesso (sobre a avenida Radial Oeste) e rampa pela rua General Herculano Gomes (em frente à Quinta da Boa Vista). Já nos banheiros feminino e masculino, foram instalados fraldários retráteis para facilitar os cuidados com bebês. 

– Melhorou visivelmente, a mudança foi grande. Era muito diferente antes. Está muito melhor – disse a funcionária de um salão de beleza, Cátia Serafim, de 36 anos. 

Moradoras de Santíssimo, na Zona Oeste, Geovana Oliveira, 36, e Geanna Oliveira, 10, visitaram pela primeira vez a estação São Cristóvão, que atende aos cinco ramais da concessionária e é a terceira com maior movimento de passageiros. 

– Está muito legal. Aguardamos que novas estações recebam o mesmo tipo de melhoria. Para a população será maravilhoso – acrescentou Geovana. 

Estações modernizadas 

No total, a SuperVia investiu R$ 250 milhões nas obras de reforma e modernização de seis estações olímpicas: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque.  Conheça as melhorias realizadas. 

Deodoro 

Ampliação e reordenação do mezanino, com a construção de nova bilheteria e espaços para lojas comerciais; aplicação de isolante térmico na cobertura da estação para amenizar a temperatura do local; instalação de telhas com transparência, priorizando a luminosidade natural; e modernização da iluminação, substituindo as lâmpadas convencionais por LED. Para adequar a estação aos padrões internacionais de acessibilidade, foram instalados seis elevadores e seis escadas rolantes, piso tátil e banheiros adaptados para uso de deficientes físicos. 

Engenho de Dentro 

As obras de melhorias contemplam a reforma do mezanino antigo com acessibilidade plena, e a construção de um novo, mais próximo ao estádio Engenhão. Há ainda a instalação de cinco elevadores que levam às plataformas; construção de rampas de acesso pela Rua Arquias Cordeiro e Av. Amaro Cavalcanti; nivelamento das plataformas; reforma dos banheiros; revitalização da iluminação em LED; e implantação de sistema de captação e reuso da água pluvial. A cobertura da estação, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, também passou por um processo de revitalização. A estação integra os ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri. 

Vila Militar 

Acessos por meio de rampas – uma ligada à estrada São Pedro de Alcântara e outra fazendo a integração da estação do BRT –, recuperação da fachada, ampliação do mezanino e das plataformas, instalação de elevadores para cadeirantes, cobertura metálica no mezanino e nas plataformas, iluminação em LED, piso tátil e dois banheiros. As catracas foram substituídas por um modelo mais moderno. 

Magalhães Bastos 

Ampliação do mezanino; reforma da fachada; nivelamento e cobertura de plataformas; revitalização da iluminação; instalação de dois elevadores; piso tátil; e rampa para um novo acesso dos passageiros. 

Ricardo de Albuquerque 

Recuperação da fachada e bilheterias; reforma da passagem subterrânea; ampliação da cobertura da plataforma; nova iluminação; e substituição dos modelos das catracas, proporcionando aumento da capacidade de embarque em 25%. Há ainda acessibilidade com a instalação de piso tátil e dois elevadores, além de banheiros com cabines adaptadas para deficientes físicos.