ASSINE
search button

Prefeitura de Japeri paralisa serviços básicos de saúde e educação

Compartilhar

O prefeito de Japeri, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Ivaldo Barbosa dos Santos, se reuniu nesta quarta-feira (24) com gestores da Educação e representantes da Saúde do município para fazer um balanço da situação. A prefeitura argumenta que tem dinheiro em caixa mas que, por falta de suplementação orçamentária que não foi votada pela Câmara de Vereadores, não pode movimentar a verba.

A prefeitura decidiu que, a partir desta quinta-feira, haverá a paralisação de serviços essenciais. Os postos de saúde do município ficarão abertos mas, por falta de seringas, remédios, oxigênio e insumos, não atenderão pacientes. 

Já as escolas municipais estarão abertas na segunda-feira (29), na volta às aulas, mas não vão oferecer merenda aos estudantes.

A prefeitura também aponta para a "redução drástica" da taxa de suplementação orçamentária do município, que teria passado de 50% nas gestões anteriores para 2%. 

Na semana passada, os representantes do legislativo votaram o aumento de seus salários, de R$ 8.680 para R$ 10.500 na próxima legislatura, mas não votaram a suplementação orçamentária do município, diz a prefeitura em nota. "O reajuste aconteceu à revelia do Poder Executivo, sem a autorização do prefeito da cidade, e sem os necessários estudos de impacto e viabilidade financeira", completa.