ASSINE
search button

Sistema de ônibus transporta 53 milhões de passageiros durante Jogos Olímpicos

Compartilhar

Os turistas e cariocas que circularam pelo Rio de Janeiro durante a realização dos Jogos Olímpicos atenderam aos apelos das autoridades e usaram o sistema de transporte público. Boa parte dos espectadores optou pelos ônibus e BRT para ir às competições. Nesse período, o sistema transportou 53 milhões de usuários, uma média de quase 3,2 milhões por dia, incluindo o público dos jogos e a população da cidade em geral.  

O BRT foi um dos grandes destaques.  Mais de 11,7 milhões de passageiros se deslocaram pelos corredores expressos Transoeste, Transcarioca e pelos recém-inaugurados serviços da Transolímpica e do trecho Lote 0, entre o Terminal Alvorada e a Estação Jardim Oceânico. O número é superior à população de Portugal, que é de aproximadamente 10,3 milhões de habitantes. O recorde de público no BRT foi registrado em 12 de agosto, quando 855 mil pessoas utilizaram o sistema.  O BRT também registrou números superiores a 800 mil passageiros em todos os dias úteis da semana passada. Depois da sexta-feira, os dias de maior movimentação foram a quinta-feira (831 mil), a terça-feira (820 mil), quarta-feira (812 mil) e segunda-feira (809 mil).  

Os serviços especiais para os espectadores e para a força de trabalho olímpica também foram fundamentais. Cerca de 2,2 milhões de pessoas circularam pelos corredores exclusivos que fizeram os itinerários Jardim Oceânico X Parque Olímpico, Jardim Oceânico x Golfe e BRT Transolímpico, que liga o Recreio a Deodoro.  

A ideia de ter um cartão que integre todos os modais de transporte da cidade foi bem recebida por turistas e cariocas. Durante os Jogos Olímpicos, quatro milhões de viagens foram feitas com o cartão RioCard Jogos Olímpicos Rio 2016, bilhete que garantiu acesso aos serviços especiais que levaram às arenas esportivas e que também pôde ser utilizado no transporte regular da cidade.