ASSINE
search button

Rio recebeu 1,17 milhão de turistas na Olimpíada, 410 mil do exterior

Compartilhar

O Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhão de turistas durante a Olimpíada. Entre eles, 410 mil eram estrangeiros (cerca de 35% do total), a maioria dos Estados Unidos, Argentina e Alemanha. Os números foram divulgados pelo prefeito Eduardo Paes nesta terça-feira (23). A ocupação hoteleira no período, por sua vez, ficou em 94%.

Em relação aos gastos dos estrangeiros, cada um deles deixou, em média, R$ 424,62 por dia na cidade. Já os brasileiros gastaram, cada um, uma média de R$ 310,42 por dia. A maioria dos turistas domésticos eram de São Paulo (43%), seguidos pelos visitantes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. 

O comércio da cidade registrou avanço de 70% na Zona Sul, em comparação com o mesmo período de anos anteriores. Em outras regiões as vendas aumentaram em torno de 30%, com destaque para a área da Tijuca, onde o comércio teve alta de 45%. 

Os três locais do Boulevard Olímpico -- Porto Maravilha, Parque Madureira e Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande -- atraíram mais de quatro milhões de pessoas com a transmissão de Jogos e apresentações. A Prefeitura quer manter a atrações no Boulevard da Zona Portuária no período de recesso entre a Olimpíada e a Paralimpíada, de 22 de agosto a 6 de setembro. A Casa Brasil também continuará funcionando no período.

Na Saúde, entre os mais de 8 mil atendimentos da rede municipal não foi registrado nenhum caso de zika vírus.

No transporte da cidade, o tráfego teve uma redução de 5,6% no volume diário, com 342 km de interdições por dia, 260 km de Faixas Olímpicas e 104 vias bloqueadas nos dias críticos (cerimônias e ciclismo estrada). Ao todo, foram aplicadas 4.342 multas por invasão das Faixas Olímpicas. Foram realizadas cerca de 4 milhões de viagens e vendidos 800 mil cartões RioCard Jogos Rio 2016. O sistema de BRT transportou 11,7 milhões de passageiros, sendo que aproximadamente 2,2 milhões de pessoas usaram os serviços especiais do BRT Rio, criados para atender quem iria às instalações olímpicas. 

Já o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) transportou 721.703 passageiros em 3.306 viagens, entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont. O MetrôRio transportou 13,9 milhões de passageiros nas suas três linhas (1, 2 e 4), e a SuperVia, 10 milhões.

"Temos que agradecer o povo dessa cidade e do Brasil"

Para o prefeito, a cidade conseguiu "calar" seus críticos ao longo dos Jogos. "Nosso agradecimento é a todos os cariocas e brasileiros que mostraram nesses Jogos uma enorme capacidade de entrega e de fazer as coisas acontecerem. Sempre ouvimos que os cariocas são marcados pelo jeitinho e pelo improviso, mas esses Jogos mostraram muito mais do que só simpatia. Eles revelaram a competência de um povo incrível, capaz de planejar, organizar, trabalhar sério, e de solucionar problemas com enorme agilidade. Isso fez dos Jogos esse enorme sucesso", disse Paes.

Eduardo Paes também reclamou do "alarmismo" da imprensa e de setores de Saúde do Brasil e do exterior. "Foi mais seguro para não pegar Zika ficar no Rio do que ir para Miami." 

O prefeito do Rio também ressaltou que a cidade se prepara agora para a Paralimpíada, que começa no dia 7 de setembro.

O balanço foi divulgado na manhã desta terça-feira no Rio Media Center, na Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro. O ministro da Casa Civil do governo interino, Eliseu Padilha, e o secretário Municipal de Transporte, Rodrigo Vieira, estiveram presentes.

"O Rio agora é outro e com um enorme legado. Com certeza, a partir destes Jogos Olímpicos no mundo serão diferentes, inclusive com a inovação da arquitetura nômade. Todos os turistas, especialmente os estrangeiros, conseguiram detectar no Brasil aquilo que é o nosso maior capital: o povo brasileiro. E 98% dos visitantes disseram que a hospitalidade dos cariocas e brasileiros é absolutamente insuperável e 95% daqueles que aqui estiveram querem voltar", destacou Eliseu Padilha.

Os Jogos Rio 2016 reuniram, em 17 dias, 11.303 atletas de 206 países, além da delegação de refugiados, que disputaram 42 modalidades olímpicas em 32 arenas esportivas. As competições foram transmitidas a cerca de 5 milhões de espectadores no mundo. Ao todo, 26 mil jornalistas credenciados fizeram a cobertura dos eventos.