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Transporte público será um dos legados dos Jogos Olímpicos no Rio

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Depois do sucesso do cartão RioCard Jogos Rio 2016, que chegou a registrar um milhão de acessos por dia no metrô e 700 mil passageiros por dia no sistema BRT, o governo do Estado e a prefeitura estudam criar um cartão semelhante para o transporte público, que permita a integração entre os diversos modais como metrô, ônibus, VLT e BRT.

O secretário executivo de Coordenação do Governo, Rafeal Picciani, disse que a intenção é manter o modelo mesmo depois dos Jogos Paralímpicos, que começarão em 7 de setembro.

"É um produto que se mostrou eficaz para o visitante e permitiu que muita gente explorasse nossa cidade para além das rotas turísticas mais conhecidas. É um ganho também de legado para a cidade."

O secretário estadual de Transporte, Rodrigo Vieira, disse que, por enquanto, não está definido se as barcas estarão incluídas ness modal, mas a realidade comprovou que pelo trânsito de passageiros entre Rio e Niterói, durante os jogos, faz todo o sentido incluir as barcas.

A avaliação da prefeitura e do governo do Estado é que o sistema de deslocamento do público para os diversos locais de competição funcionou bem. Picciani admitiu, porém, que houve alguns problemas de deslocamento no primeiro dia de competições, o que era esperado, mas, segundo ele, a resposta a esses problemas foi rápida.