ASSINE
search button

Mostra Casa Real 2016, no Festival do Vale do Café, termina neste fim de semana

Compartilhar

Termina neste domingo (31) a visitação gratuita da exposição de Mesas da Casa Real na Fazenda São Luiz da Boa Sorte, com a participação de mestres de pesquisas em decoração com base na história brasileira, Antônio Neves da Rocha, Ana Roldão, Martha Burle e Filipi Sartori, entre outros. 

A mostra, aberta ao público, faz parte do Festival do Vale do Café. Desvenda o acesso ao luxo europeu que os Barões do Café conquistaram com os recursos obtidos no ciclo mais importante da economia brasileira naquela época. Mostra como eram hábitos e costumes nas mesas das fazendas, como as toalhas de linho, móveis brasileiros, talheres monogramados de prata inglesa, centro de mesa de prata portuguesa, cristais Baccarat e serviços de porcelana monografadas de Limoges.

Um dos destaques é a Mesa de Caça do Barão São Luiz para receber o Conde D'Eu, de Ana Roldão. "Abrir a casa e sentar as pessoas em volta de uma mesa gera aproximação de laços de fraternidade", diz Ana. Roldão interpretou de forma teatral a mesa tipicamente masculina com menus ilustrados por Dominique Jardy. 

O evento tem o patrocínio do Senac. O horário da exposição é das 12h às 18h. A Fazenda São Luiz da Boa Sorte fica no km 210 da Rodovia Lúcio Meira,  em Vassouras. Vale do Café.