ASSINE
search button

Metroviários do Rio decidem se entram em greve nesta quarta

Reivindicação é por reajuste no salário e melhores condições de trabalho

Compartilhar

Como se não bastassem os problemas na Vila Olímpica e obras inacabadas, o principal meio de locomoção da cidade pode não funcionar durante as Olimpíadas. Os metroviários do Rio de Janeiro vão decidir nesta quarta-feira (27), em assembleia extraordinária, se vão entrar em greve.

De acordo com Francisco de Assis, diretor secretário Geral do Sindicado dos Metroviários do Estado do Rio de Janeiro (Simerj), a categoria discorda do reajuste oferecido pela Metrô Rio: "Estamos pedindo um ajuste de 9,83%, que é o previsto pelo INPC. A empresa está sendo intransigente e já recusou. Eles ofereceram 5%. É um absurdo um repasse tão pequeno para a categoria. Estamos falando de uma empresa que teve R$ 84 milhões de lucro líquido no ano passado".

Os trabalhadores também reivindicam melhores condições de trabalho. "Os metroviários estão sofrendo muita pressão nesse processo de inauguração da Linha 4. Muitos funcionários vão ter que fazer hora extra. Depois que acabar os Jogos, ninguém sabe o que vai acontecer. Muitas pessoas vão ser demitidas. O índice de rotatividade na empresa é muito grande, chega a 15% de demissões por ano", alertou Francisco.

Caso a assembleia aponte para uma greve, o sindicato deve indicar um dia de paralisação de 24 horas.