ASSINE
search button

Polícia Civil prende 8 pessoas em ação de combate ao tráfico de drogas e armas

Compartilhar

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate às Drogas - DCOD, deflagrou, desde a tarde de sexta (22), uma operação policial com uma série de ações. Durante a operação, coordenadas pelo Delegado de Polícia Felipe Curi, 8 pessoas foram presas, entre traficantes internacionais, fornecedores de armas de fogo e acessórios, de drogas, de rádios comunicadores e traficantes de drogas sintéticas, com atuação na Zona Sul do Rio de Janeiro.

De acordo com as investigações, todos os presos possuem ligação com uma facção criminosa que atua no Estado. 

Na tarde de sexta-feira, na operação realizada próximo ao Morro do Dendê, na Ilha do Governador, policiais civis prenderam jovem conhecido como "Tita", de 29 anos, apontado como responsável pelo fornecimento, manutenção e instrução de rádios comunicadores em comunidades com atuação da facção criminosa "Terceiro Comando Puro", especificamente no Morro do Dendê, Serrinha, Vila do João, Baixa do Sapateiro e Vila do Pinheiro, estas três últimas no Complexo da Maré.

Cada rádio comunicador era comercializado por cerca de R$ 1.200. "Tita" possui anotações pelos crimes de receptação, estelionato e porte ilegal de arma de uso restrito e foi autuado pelo crime de associação para o tráfico de drogas.

Na Ilha do Governador, também na sexta-feira, em continuidade à prisão de Tita, policiais civis prenderam "Léo do Dendê", 31 anos, que estaria no momento da prisão com acessórios para pistolas Glock, conhecidos como RONI, sendo 03 unidades, utilizados para modificar a pistola, transformando-a em uma submetralhadora. Os acessórios seriam entregues no Morro do Dendê e, de acordo com as investigações, ele fornece tais equipamentos, além de armas e drogas, para a facção criminosa atuante na localidade.

Ele conduzia um Honda City, 2016, clonado. Foram realizadas algumas diligências e os policiais comprovaram que o veículo havia sido roubado na área da 41ª DP, no dia 5 de maio deste ano. Ele foi atuado nos crimes de receptação, porte ilegal de acessórios de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico de drogas.

Em prosseguimento, em uma lanchonete de um posto de gasolina próximo à saída 07 da Linha Amarela, em Bonsucesso, foi preso em flagrante um Soldado da Aeronáutica, de 21 anos e outro jovem de 25 anos. Eles teriam marcado encontro com Léo do Dendê para realizar a entrega dos acessórios para armas de fogo. Com eles foram apreendidos 03 coldres táticos de perna de polímero para pistolas, uma mira laser para fuzil, conhecida como "red dot" e 20 munições calibre 09 mm. Os dois foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de acessórios para arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico.

Na madrugada deste sábado (23), durante a ação conjunta da DCOD e da 27ª Delegacia de Polícia - Vicente de Carvalho, foi o homem conhecido como "Lost", de 34 anos, em uma boate de samba, no bairro Abolição. Contra ele, havia mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo de Santos (SP), pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico de drogas. Ele estava foragido desde 2014 e fazia parte de uma organização criminosa investigada pela Polícia Federal, responsável pela exportação de cocaína pura, através de contêineres, saindo do porto de Santos para a Europa, África e Cuba.

Na noite deste sábado (23), os policiais civis da DCOD prenderam em flagrante dois jovens de 25 anos de idade, em um estacionamento de um fast food, na Estrada do Galeão, na Ilha do Governador. Com eles teriam sido encontrados 580 comprimidos de ecstasy, 01 quilo de haxixe marroquino, vendido ilegalmente pelo valor aproximado de R$ 30 mil, 70 "bolas" de haxixe, já preparadas para venda no varejo e uma droga conhecida como Wax, uma espécie de maconha destilada. Mais potente que a droga encontrada no Brasil, um cigarro de wax equivale a 20 cigarros comuns de maconha.

De acordo com as investigações, as drogas seriam destinadas a turistas que desembarcassem no aeroporto Tom Jobim. Os dois foram autuados pelo crime de tráfico de drogas.

No bairro da Tijuca, foi preso em flagrante um jovem de 19 anos, que estaria com 5 quilos de maconha, haxixe marroquino e material para endolação da droga. Ele foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.?