ASSINE
search button

Governo lança edição 2016 do movimento giftbox

Ação foi utilizada durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa do Mundo de 2014

Compartilhar

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a ONG 27 Million e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançam, nesta segunda-feira (25/07), às 11 horas, no embarque do terminal 2 do Aeroporto Tom Jobim (Galeão), a edição 2016 do Movimento Gift Box, que alerta a população para o tráfico de pessoas. A iniciativa, lançada em 2013 no encerramento da Copa das Confederações, utiliza grandes ‘caixas de presentes’ que são colocadas em lugares públicos. 

Cada uma delas é uma peça que simula o processo de aliciamento. Ao entrarem, as pessoas encontram o relato de alguém que foi traficado e colocado em situação de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, além de outras modalidades como adoção ilegal de crianças, tráfico de órgãos, etc. A ação foi utilizada também durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa do Mundo de 2014, que serviram de teste para as Olimpíadas de 2016. 

Este ano, a Gift Box ficará no Aeroporto do Galeão, entre os dias 25 e 29 de julho, durante a Semana Coração Azul; no Museu do Amanhã, de 23 a 28 de agosto e no Armazém 1 do Cais do Porto, de 1º a 6 de setembro. Nos anos de 2014 e 1015, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela SEASDH, identificou 178 vítimas de tráfico de pessoas: dois casos para exploração sexual; 175 para fins de trabalho escravo e um para fins de casamento servil.