ASSINE
search button

PSOL defende renúncia de Dornelles e nova eleição para o governo do Rio

Se ocorrer vacância até o fim do ano, Constituição prevê novas eleições

Compartilhar

Em meio à grave crise financeira pela qual passa o Rio de Janeiro, os parlamentares do PSOL defendem a renúncia do governador do estado, Francisco Dornelles. De acordo com a avaliação do partido, ele não tem mais condições de continuar à frente da administração estadual.

"O governador não tem condições de assumir as rédeas da administração do Rio de Janeiro. As suas declarações à imprensa são quase desrespeitosas com a população, que merece explicações sobre as contas públicas", afirmou o deputado estadual Eliomar Coelho.

Como prevê as Constituições Federal e Estadual, se houver a vacância nos dois primeiros anos de governo, deve ser encaminhado processo eleitoral para eleger um novo governador: "Se ele pedir a renúncia, deve ser iniciado um processo de eleição para a substituição dele. Talvez seja a forma mais correta e menos traumática para superarmos esse imbróglio, que envolve uma crise financeira e também política", defendeu Eliomar.

Na quinta-feira passada (23), o Movimento Unificado de Servidores Públicos Estaduais (Muspe) protocolou na Assembleia Legislativa, a Alerj, o pedido de impeachment do governador. O documento está sob avaliação da Mesa Diretora e não tem previsão para ser votada em plenário. O deputados do PSOL ainda vão analisar o pedido. 

"Os trâmites são muito demorados e este ano tem Olimpíadas, eleições municipais, e além disso, a votação indireta de 70 deputados iria substituir os milhões de votos da população fluminense. Nesse momento, pedimos a renúncia, para que essa decisão volte ao povo", comentou Eliomar.