ASSINE
search button

Trabalhadores estaduais entregam pedido de impeachment de Dornelles

Deputados estaduais receberam o documento

Compartilhar

Trabalhadores da rede estadual apresentaram, nesta quinta-feira (23), o pedido de impeachment do governador em exercício Francisco Dornelles (PP). Após ato em frente ao Tribunal de Justiça, manifestantes caminharam em direção à Assembleia Legislativa, a Alerj, e entregaram o pedido aos deputados Eliomar Coelho (PSOL) e Waldeck Carneiro (PT).

"Esperamos que o pedido de impeachment chegue ao presidente da Casa, o deputado Jorge Picciani, e que seja submetido ao coletivo da casa. É necessário que a Assembleia tome uma medida, já que o governador perdeu a condição de continuar à frente da administração do estado", comentou Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, SinMed. 

A manifestação do funcionalismo começou às 15h em frente ao Tribunal de Justiça. "Queríamos mostrar nossa preocupação com as recentes decisões que têm cassado liminares de arresto das contas do Rio de Janeiro e dos repasses sob argumento da crise financeira. Assim, o Judiciário privilegia a crise em detrimento do salário dos servidores ou o funcionamento do Hospital Pedro Ernesto, que é referência na região. É no mínimo falta de sensibilidade. Cobramos do presidente do Tribunal que reveja essas decisões", comentou Darze.

Como próximo passo, representantes do Movimento Unificado de Servidores Públicos Estaduais (Muspe) devem voltar à Alerj, na próxima segunda-feira (27), para distribuir cópias do pedido de impeachment aos líderes partidários. 

O movimento também pretende escrever uma carta aberta bilíngue para distribuir à população e turistas sobre a real situação das contas públicas do Estado do Rio de Janeiro.