ASSINE
search button

“Não há relação entre as obras olímpicas e a crise financeira do Estado”, diz Paes

Prefeito convocou coletiva para mostrar as contas do município

Compartilhar

Após toda polêmica criada em torno do decreto de calamidade pública feito pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PMDB), convocou uma entrevista coletiva para deixar claro que a situação do município é diferente da do estado e deixou uma mensagem: “A Olimpíada não quebrou a administração municipal e pouco influenciou na derrocada econômica do Estado.”

“Não existe nenhuma relação entre as obras olímpicas e a crise financeira pela qual passa o governo do Estado”, declarou Paes, antes mesmo de começar a apresentação mostrando os investimentos da prefeitura nos Jogos e os legados que ficarão após o término das competições.

“Se as Olimpíadas tivessem sido responsáveis por quebrar financeiramente alguém, esse alguém é a prefeitura e não o governo do Estado. E ao contrário disso temos um dos menores índices de endividamento do Brasil, nossa dívida saiu de 80% da Receita Corrente Líquida e foi para 30% nesse período de Olimpíada”, comentou o prefeito, lembrando que 93,5% das obras olímpicas estão sendo realizadas pela prefeitura do Rio.

Sobre o decreto do governador, Paes admitiu que foi ruim para a imagem do país e dos Jogos no exterior, e defendeu a decisão do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), em ajudar financeiramente o governo carioca. “É óbvio que sim (que prejudica a imagem). Mas me parece que não há ilegalidade no decreto de calamidade pública do Estado do Rio”, disse.

Para encerrar, Paes lembrou que, apesar do Brasil ter perdido o primeiro grau de investimento nas agências de ratings, o município do Rio manteve o “investment grade”. E lamentou que após o segundo rebaixamento da união, a cidade do Rio também tenha perdido grau de investimento. “Infelizmente na segunda perda do grau de investimento do país, o Rio também perdeu. Nós não vivemos em uma ilha”.