ASSINE
search button

Cantagalo reúne atrações em evento do caminho melhor jovem

Jovens participaram de ações sociais e culturais na manhã deste sábado

Compartilhar

Quem esteve, neste sábado (18/06), no Espaço Criança Esperança, no morro do Cantagalo, pode conferir uma manhã cheia de atividades voltadas para a juventude do território. Organizado pela equipe local do Programa Caminho Melhor Jovem, projeto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, o evento teve apresentações de dança com o grupo Afrocirco e Art Black, show de pagode com o grupo Jeito Natural e de percussão com a bateria do Mestre Dá, oficina de maquiagem, grafite, serviços e desfile com as modelos de um dos projetos vencedores do edital PAT 2015, o Rainha da Favela.

O projeto, inicialmente voltado apenas para as jovens do território do Borel e Formiga, foi expandido e irá contemplar, a partir deste mês, o território do Cantagalo. Rodrigo Silva é atendido pelo Programa e um dos diretores do Rainha da Favela. Ele está mobilizando, junto à equipe do território, meninas que tenham o desejo de ser modelo.

"Já fizemos uma seleção de dez jovens que irão representar o projeto no Cantagalo. Aqui no território, o Rainha da Favela irá atuar também com oficinas de dança e teatro", disse o rapaz.

As inscrições para o edital PAT 2016.1 estão abertas. Para participar, basta ter entre 15 e 29 anos e ser inscrito no Programa Caminho Melhor Jovem.

Para a diretora do CMJ Cantagalo, Livia Nygaard, o trabalho que é feito no território por meio dos articuladores tem alcançado cada vez mais jovens, tanto do Cantagalo, quanto do Pavão/Pavãozinho.

"Eles são a cara do Programa e os responsáveis por mostrar pra juventude daqui que é possível construir uma trajetória de sucesso na favela. Estamos muito felizes com a realização do Chega Mais e com a transformação que temos visto na vida dos jovens", ressaltou Livia. 

Durante todo o evento foram oferecidos serviços pelo orgãos do Detran, Setrab, Acessuas, SMDS, SPM-Rio e ARPEN/RJ. Foram eles: retirada de 1ª e 2ª vias de RG, orientação jurídica, psicológica e de nutrição, cadastramento do Bolsa Família, além de encaminhamento para cursos, empregos e Jovem Aprendiz, entre outros.

O próximo Chega Mais Juventude! acontecerá no sábado, dia 25/06, no Complexo Esportivo da Rocinha, das 9h às 16h.