ASSINE
search button

Cedae amplia abastecimento de água na Zona Oeste do Rio

Obras aumentarão a oferta em bairros como Bangu e Realengo

Compartilhar

O Governo do Estado, por meio da Cedae, inaugurou ontem, na Praça Jardim Primavera, a conclusão das obras que aumentarão a oferta de água em Bangu e outros bairros da Zona Oeste do Rio. Com investimento de cerca de R$ 104 milhões, proveniente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Estado, o conjunto de intervenções inclui a construção de novas linhas adutoras, substituição de redes e colocação em funcionamento do reservatório de Bangu, construído na década de 60 e desativado 20 anos depois.

"Com capacidade para 17 milhões de litros, o reservatório atenderá parte dos bairros de Realengo, Padre Miguel, Bangu e Senador Camará, que estavam sujeitos à flutuação no abastecimento de água durante longas estiagens ou pelo consumo elevado no período do verão", disse o presidente da Cedae, Jorge Briard.

O fornecimento de água para o reservatório será feito por meio de uma nova adutora com 800 milímetros de diâmetro e cerca de 1,2 mil metros de extensão. A elevatória implantada, juntamente com a adutora, é composta por três grupos de bombas com capacidade para bombear 84 milhões de litros de água por dia, volume suficiente para encher em 24 horas, se necessário, mais de quatro vezes o reservatório. Além disso, foi feita a substituição de 50 quilômetros de redes antigas de ferro fundido por tubulações de PVC, melhorando o serviço de abastecimento.

Beneficiados

As intervenções da Cedae incluíram implantação de sistema de abastecimento de água potável na Comunidade Sete Sete, situada ao lado do Reservatório de Bangu, com instalação de elevatória com potência de 2 HP, assentamento de 1.524 metros de redes de distribuição com diâmetros entre 50 e 75 milímetros e execução de aproximadamente 300 ligações prediais, beneficiando diretamente cerca de 1,5 mil habitantes.