ASSINE
search button

Prefeitura do Rio vai distribuir 547 mil ingressos da Olimpíada e Paralimpíada

Compartilhar

A prefeitura do Rio anunciou hoje (30), faltando 100 dias para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, que vai adquirir e distribuir 500 mil ingressos para os Jogos Paralímpicos e mais 47 mil para os Jogos Olímpicos. As entradas serão entregues a servidores públicos (137 mil), a alunos da rede municipal com desempenho de destaque (392 mil) e a instituições que trabalham com pessoas com deficiência (18 mil).

Os ingressos custarão R$ 5 milhões aos cofres municipais e as regras de distribuição estarão a partir desta terça-feira (31) no site www.ingressocarioca.rio.

“Temos uma concentração natural de olhar mais para os Jogos Olímpicos e pouco para os Paralímpicos. Mas a experiência que se tem em uma Paralímpiada, a provocação que isso atrai para a cidade, para o país e para o mundo, de fazer as pessoas pensarem sobre o significado de cidade inclusiva, é a nossa intenção. Queremos ser uma cidade inclusiva, que respeita as pessoas com deficiência”, disse o secretário-executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.

Acessibilidade

A prefeitura apresentou as ações em curso para melhorar a acessibilidade na cidade olímpica. De acordo com a prefeitura, foram aprimoradas cerca de 2.600 ruas, em 59 bairros, com a inclusão de rampas de acesso e piso tátil. “O investimento foi de R$ 2 bilhões. Fizemos a requalificação em 21% da zona norte e 10% da zona oeste”, disse Pedro Paulo.

Outra ação, chamada de “Rota Acessíveis”, busca melhorar a acessibilidade em dez pontos turísticos da cidade. São cerca de 6 mil m² de pavimento em concreto requalificados, com nivelamento, instalação de rampas e piso tátil. Vagas para estacionamento e pontos de ônibus serão adequados. Dos locais escolhidos, as obras no Jardim Botânico, Vista Chinesa, Barra da Tijuca e a Mesa do Imperador já foram finalizadas, segundo a prefeitura. Até o fim de junho, a previsão é terminar as obras no Corcovado, na Cinelândia e no Pão de Açúcar.

Também foram apresentadas as intervenções no Porto Maravilha – cujo 300 mil m² de área de lazer incluem novas vias com calçadas mais largas, rebaixadas e com piso tátil –, e a implementação de academias ao ar livre. O Aterro do Flamengo, as regiões do Maracanã, da Barra e de Deodoro são algumas das áreas contempladas.

Transporte

Segundo o secretário Pedro Paulo, as novas obras de transporte teram acessibilidade, como, por exemplo, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que terá estações com rampas suaves e antiderrapantes, plataformas com piso tátil, veículos com espaço para cadeirantes e com cintos de segurança, além de painéis de mensagens e sonorização.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 ocorrerão entre os dias 7 e 18 de setembro, reunindo atletas de 176 países para disputa de medalhas em 23 modalidades esportivas.