ASSINE
search button

Atleta Paralímpica da Vela participa de Oficina de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Educa Aí 

Participantes são jovens aprendizes de ONG do Rio de Janeiro de 14 a 24 anos

Compartilhar

A três meses dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a atleta da Vela Adaptada Mari Almeida dividirá sua história de superação – dentro e fora do esporte – com jovens aprendizes participantes da Oficina de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Educa Aí. Mari estará presente na oficina da Educa Aí, no dia 3 de junho, às 15h, na sede da ONG Rede Cidadã, parceira neste projeto. 

A missão da Educa Aí é fazer com que os jovens se desenvolvam para a vida por meio da criação, do planejamento e da execução de projetos de impacto social positivo no próprio bairro deles. 

“Desenvolver os jovens para a vida é torná-los mais empáticos, mais assertivos na comunicação, mais protagonistas, mais resilientes e mais aptos a transformar ideias em projetos. A ideia é que eles criem projetos com foco em temas sociais nas oficinas da Educa Aí, pois queremos que eles se desenvolvam não apenas para eles próprios, para suas famílias e para suas futuras profissões, mas também para que sejam agentes de transformação social”, conta Juliana Cariello, fundadora da Educa Aí.

As oficinas temáticas, gratuitas para jovens de escolas públicas e ONGs, duram seis encontros semanais de três horas geralmente. As atividades também ocorrem em colégios particulares. 

O primeiro encontro tem o objetivo de fazer com que os jovens entendam a importância do tema, consigam se colocar no lugar do outro e sintam-se determinados a criar projetos que façam a diferença para divulgar a causa. Para isso, um convidado divide sua história inspiradora com a turma. 

Neste mesmo dia, o desafio é lançado: “Qual projeto você quer criar para mobilizar sua família, sua escola, sua vizinhança em prol do tema?”. Eles podem escolher o que quiserem: uma peça, uma música, um flashmob, um game, um aplicativo, uma exposição fotográfica, um evento, uma passeata, entre outros. 

O segundo e o terceiro encontros acontecem para que os projetos sugeridos pelos jovens sejam planejados. O quarto e o quinto encontros são para que os projetos sejam executados e para que reflitam sobre o aprendizado ao longo do processo. O sexto encontro é para que apresentem projetos, resultados e bastidores para convidados. 

A cada oficina um tema escolhido pelos jovens é escolhido. Hoje, as opções são: Voluntariado, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Inclusão de Idosos, Sustentabilidade, Doação de Medula e Sangue, Doação de Órgãos, Diversidade Sexual, Empoderamento Feminino. 

Educa Aí

A Educa Aí, Educação para Engajar, foi fundada em março de 2015, nasceu do sonho de se contribuir para uma educação para a vida e para a transformação social. As principais inspirações para a criação do projeto foram experiências de sua fundadora nesta área como voluntária na ENACTUS Cefet/RJ, como voluntária nas ONGs Jr. Achievement e Argilando e como ex-aluna de Empreendedorismo da PUC-Rio.

Como as universidades costumam ter atividades, projetos ou extensões voltadas ao empreendedorismo e à cidadania – tais como Enactus, empresas juniores, incubadoras, movimento Choice – a Educa Aí decidiu focar seus esforços transformadores nos jovens do Ensino Médio. Também atuamos com Jovens Aprendizes. 

A Educa Aí foi finalista do Prêmio de Empreendedorismo Social Red Bull Amaphiko 2015 e é integrante do Programa de Empreendedorismo Shell Iniciativa Jovem 2016.