ASSINE
search button

Operação Barreira Fiscal autua caminhão

Veículo tinha 30 mil litros de combustível com nota fiscal irregular

Compartilhar

Agentes da equipe volante da Operação Barreira Fiscal apreenderam no final da noite de segunda-feira (23/5), 30 mil litros de álcool sendo transportado com nota fiscal irregular. A equipe trafegava pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116), sentido Teresópolis, quando suspeitou da carreta que vinha no mesmo sentido na pista auxiliar da via. O motorista foi abordado e, ao apresentar a nota fiscal, foi constatado pelo auditor da secretaria de Fazenda que o documento estava inadequado.A transportadora foi autuada e a carga ficou retida até o pagamento do imposto devido. 

Segundo o motorista, o veículo vinha do estado de São Paulo com destino ao Espírito Santo.A Operação Barreira Fiscal foi lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de atuar na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados e combater crimes ambientais. A Operação conta com cinco postos fixos de fiscalização: Nhangapi (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR 040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna). 

Além disso, uma unidade volante da operação percorre as principais rodovias do estado.A Barreira Fiscal deu início às suas ações no dia 1º de fevereiro de 2010. Desde então, os agentes cumpriram 192 mandados de prisão. Além disso, foram feitos 13.220 registros de ocorrência por diversas irregularidades, sendo 9.117 por porte de entorpecentes, 705 registros de pirataria - totalizando 50 toneladas de produtos ilegais e foram apreendidas cerca 2.533 kg de drogas. A operação resultou ainda na apreensão de 227 armas e 5.810 munições de pequeno e grosso calibre. Vinte e seis veículos roubados foram recuperados.