ASSINE
search button

Elevado do Joá será inaugurado sábado e vai ter papel estratégico nos Jogos

Compartilhar

Um dos compromissos olímpicos do Rio de Janeiro, a obra de ampliação do Elevado do Joá, que liga as zonas oeste e sul da capital fluminense, será inaugurada no sábado (28). A via será estratégica para os Jogos, cuja a maioria das competições ocorrem na Barra da Tijuca, na zona oeste.Com a ampliação, o Joá ganha duas pistas paralelas às existentes e dois tuneis, com áreas de acostamento em caso de emergência. Os custos dos 5 quilômetros das vias foram da ordem de R$457 milhões. A ciclovia, de 3 km, interligando São Conrado à Barra da Tijuca, é suspensa sobre o mar e não será mais inaugurada junto com as pistas novas, devido a novos estudos estruturais.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, as viagens para a Barra devem ficar 60% mais rápidas no período da manhã. Atualmente, cerca de 85 mil veículos utilizam o elevado diariamente. “Agora teremos mais três faixas permanentes, o que dá um acréscimo de mais de 30% de capacidade viária e certamente reduzirá o trânsito em mais do que isso. E em breve teremos o metrô que também permitirá redução de deslocamentos via rodoviária”, disse ele. “A população demandava isso, ela [nova via] supre uma demanda já existente”.

No período da tarde, a redução poderá chegar a 20%, em média. No sentido contrário, para São Conrado, o tempo de viagem será reduzido em 10%. Pelas pistas em operação do Joá, trafegam 85 mil veículos por dia, o que faz da via uma das mais importantes ligações entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca.

Perguntado sobre a desconfiança da população em relação a segurança da obra, devido ao desabamento de trecho da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemayer, Picciani garantiu que a nova via é 100% segura. “É preciso esclarecer que são situações absolutamente diferentes, obras diferentes, a prefeitura realizou milhares de obras ao longo desse tempo, salvando vidas. É claro que o episódio da ciclovia entristece a todos e nos obriga a buscar maiores cuidados e condição de dar segurança à população e o prefeito tem tomado todas essas medidas”, declarou.  “Todas as obras entregues que serão entregues atenderão às necessidades e contemplaram a população dos itens de segurança que ela necessita”.

No tablado inferior, as pistas em operação permanecem no sentido Barra—São Conrado. A velocidade máxima também será de 80 km/h. Já o tablado superior, que tinha circulação em direção à Barra, passa a operar, em mão dupla, somente para automóveis. A velocidade máxima será de 50 km/h. A faixa reversível, que estava em operação, foi desativada. As vias terão fiscalização eletrônica.

Durante os Jogos, a faixa da direita do novo elevado será usada exclusivamente para atletas, comitivas e veículos dos Jogos, no período de 31 de julho a 22 de agosto.