ASSINE
search button

Termômetros marcam -5,6 graus no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio

Compartilhar

A frente fria que chegou ao Rio de Janeiro temperaturas abaixo de zero no Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na estação meteorológica, que fica perto da portaria do Centro de Recepção do Parque Nacional de Itatiaia, a 2,4 mil metros de altitude, os termômetros marcaram -5,6 graus Celsius (°C), entre 5h e 6h desta terça-feira (24). No dia 5 de maio, em outro ponto mais alto do parque, que tem 2.791 metros de altitude, a temperatura mínima chegou a -9,2°C.

De acordo com o funcionário do setor de controle de entrada e saída do Parque Nacional de Itatiaia, Sérgio Silva, o lago formado pelo Rio Campo Belo, que nasce nas proximidades, ficou tomado por camada de gelo. O funcionário disse que ontem (23), quando a frente fria chegou, ventou muito forte e choveu também, contribuindo para a queda brusca da temperatura. Ele disse que os hotéis da região estão lotados de turistas “esperando que neve no parque como já ocorreu em outras ocasiões”. Sérgio Silva disse que geou muito hoje de manhã, e as plantas e árvores ficaram cobertas de gelo. Segundo ele, agora no final da tarde, o tempo voltou a fechar e pode chover e gear novamente de madrugada.

Diferença entre gear e nevar

Os dois fenômenos aparecem quando o vapor d' água passa para o estado sólido. A diferença é que, em cada um deles, o processo acontece em lugares distintos, com temperaturas também diferentes. A neve surge nas nuvens, quando o vapor d 'água nas grandes altitudes se transforma em cristais de gelo. Já a geada é formada no chão, e não no céu. Nesse caso, o vapor d' água próximo ao solo congela, dando origem a uma camada gelada que lembra pequenas agulhas. Para que a geada ocorra, a temperatura ambiente deve cair abaixo de zero.

Parque Nacional do Itatiaia

O parque é uma unidade de conservação, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e localizado na Serra da Mantiqueira. Criado em 14 de junho de 1937, numa área de 11.943 hectares, é o parque mais antigo do Brasil. O nome é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda.