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Galeão amplia capacidade para 30 milhões de passageiros

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O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou, nesta quinta-feira (19), a expansão do terminal 2 – o chamado “píer sul”, grande infraestrutura com 100 mil m² de área e um quilômetro de extensão.

Foram entregues 26 novas pontes de embarque e inúmeros novos serviços e facilidades que aprimoram a experiência do viajante e transformam o aeroporto no maior da América Latina em número de fingers. Com a ampliação, a capacidade do aeroporto passará de 17 milhões para 30 milhões de passageiros ao ano.

Em ano olímpico, a entrega da concessionária RioGaleão é fruto de investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, que contempla todos os itens previstos em contrato viabilizado por meio do Programa de Concessões do governo federal. O evento contou com a presença de Maurício Quintella, ministro dos Transportes; Moreira Franco, secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI); Leonardo Picciani, ministro do Esporte; José Ricardo Botelho, presidente da ANAC; e Eduardo Paes, prefeito do Rio.

"Com a entrega de uma das mais importantes obras do setor aeroportuário, pressinto que estamos no caminho certo, para impulsionarmos o desenvolvimento do País, conectando tanto nossos Estados e regiões como países vizinhos e outros continentes", garantiu o ministro Quintella.

O secretário Moreira Franco reafirmou a importância da obra para impulsionar a economia brasileira: "Hoje a prioridade é viabilizar as parcerias do setor público com o privado para garantir um ambiente de crescimento, gerando mais empregos e diminuindo custos", destacou. Segundo Moreira Franco, as obras do Galeão geraram 7 mil empregos.

O projeto também incluiu a substituição completa de 68 pontes de embarque, a destinação de 6 mil m² às salas VIP e 68 novos balcões de check-in, que se somarão aos 227 já em funcionamento. A expansão do terminal 2 contempla, ainda, novos banheiros, 14 esteiras, 16 escadas rolantes e 14 elevadores. Três pontes de embarque climatizadas e de última geração podem acomodar aeronaves do modelo Airbus A-380, considerado o maior jato comercial do mundo, com capacidade para mais de 500 passageiros por voos. 

O Galeão é o 2º em movimentação internacional do Brasil, o 4º em movimentação de cargas e tem a maior pista de pouso e decolagem entre os aeroportos brasileiros, com 4 mil metros.

Mais passageiros, mais excelência

Conforme estudo da Secretaria de Aviação Civil sobre a movimentação estimada dos principais aeroportos-referência para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a expectativa é que circulem pelo Galeão, entre de 1º de agosto até 24 de setembro, cerca de 2,5 milhões de passageiros.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, Paulo Henrique Possas, desde o início da série histórica da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada trimestralmente pela Secretaria, o aeroporto do Galeão aumentou em 58% a qualidade do Wifi e evoluiu em 37% na qualidade das instalações de estacionamentos de veículos. Hoje o aeroporto entregou mais 2,7 mil vagas de estacionamento, totalizando 7 mil.

Com a inauguração do píer sul, o aeroporto passa a contar também com uma nova alameda de serviços, que diversifica as opções de alimentação ao passageiro; um novo Welcome Center, com o objetivo de aprimorar a experiência de quem chega ao Rio de Janeiro; e uma área comercial com 24 mil m² para lojas e restaurantes.

Em breve, o Galeão deve superar a marca de 100 novos estabelecimentos comerciais, que devem abrir as portas até os Jogos. Além disso, viajantes passam a ter à mão – em dispositivos portáteis, tablets e celulares – um aplicativo de geolocalização, acesso à área de embarque e controle de passaporte.

Programa de Concessões

Em 2013, a concessionária RioGaleão, por meio do Consórcio Aeroportos do Futuro, venceu o leilão para administrar o aeroporto do Galeão por 25 anos. Em dezembro de 2012, o governo federal lançou o PIL (Programa de Investimento em Logística), com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. Entre as medidas do plano, estava a concessão dos aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (MG).

O programa de concessão de aeroportos teve início em 2011, começando pelo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Em fevereiro de 2012, o governo realizou uma nova rodada com os terminais de Brasília, Guarulhos e Campinas. Uma próxima rodada de concessão está prevista para o segundo semestre deste ano, contemplando os aeroportos de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

RioGaleão

A RioGaleão é um consórcio formado pela Odebrecht TransPort, Changi Airports International e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O grupo administrará o aeroporto do Galeão até 2039, quando a previsão de movimentação de passageiros no terminal será de 80 milhões.