ASSINE
search button

Estudantes e professores ocupam prédio da Secretaria de Educação do Rio

Compartilhar

Estudantes secundaristas e professores em greve ocuparam, durante a tarde e parte da noite desta quinta-feira (5), a sede da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Eles reivindicam mais verbas para a educação e melhorias nas escolas. A Polícia Militar foi acionada, mas ficou apenas do lado de fora do prédio, sem intervir diretamente no protesto.

A estudante Ana Clara Alves, da Escola Estadual Prefeito Mendes de Morais, a primeira instituição a ser ocupada pelos alunos, explicou os motivos da manifestação. “Nós viemos aqui para tentar uma reunião com o secretário de Educação [Antonio Neto], o que conseguimos. O nosso movimento está forte”, disse.

Uma comissão foi recebida pelo chefe de gabinete da secretaria, Caio Castro Lima, que marcou uma reunião para a próxima semana com os estudantes, desde que eles desocupassem a secretaria. “Fechamos um acordo para marcar uma reunião e eles se comprometeram em se retirar do prédio. A intenção é negociar”, disse Lima.

Sobre as escolas ocupadas, o chefe de gabinete explicou que foi necessário decretar férias antecipadas, para garantir que o mínimo de 200 dias letivos exigidos por lei sejam garantidos. Mais de 20 escolas estão ocupadas por estudantes em apoio à greve dos professores e em busca de melhorias no ensino público.

A representante do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Rose Cipriano, justificou o movimento de ocupação das escolas e da secretaria. “Com relação ao movimento de ocupação das escolas e da Seeduc, é uma resposta da indignação de alunos e da comunidade escolar. A situação das escolas estaduais está muito precária, existe todo um descontentamento por parte dos alunos, que desejam melhorias. As ocupações são legítimas”, disse.

Por volta das 21h, os estudantes decidiram desocupar o prédio. Uma reunião com o secretário Antônio Neto foi marcada para o próximo dia 10.